Aquedutos, termas romanas, pontes, mercados e anfiteatros são exemplos dessa categoria. Além disso, a projeção de templos, palácios, pórticos, tribunais, mosteiros e igrejas. A arquitetura romana usou o emprego de arcos e abóbadas, destacando-se, principalmente, pela construção de monumento caracterizados pela solidez.
Os romanos se inspiraram na arquitetura etrusca e grega para o desenvolvimento de seus projetos....Suas principais características eram:
Resposta. Teatros, aquedutos, estradas , fóruns .
Alguns autores agrupam ambos estilos designando-os por arquitetura clássica. Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o aqueduto, a basílica, uma grande rede de estradas, a domus (residência), arcos do triunfo e o Panteão.
Resposta. Um dos legados mais importantes deixados pelos Etruscos foi o uso do arco e da abóbada nas construções . Esses dois elementos arquitetônicos permitiram aos romanos criar amplos espaços internos, livres dos excessos de colunas .
Características da Arte Romana
Outro legado impressionante que os romanos deixaram foram os monumentos. Edificaram templos, casas de banho, anfiteatros, pontes, arcos, aquedutos e até templos e salas de espetáculos.
Veja no texto abaixo quais foram os conhecimentos deixados por Roma para as civilizações posteriores, principalmente para a cultura ocidental.
o cristianismo
O ideal de beleza impresso pelos gregos em suas obras artísticas, bem como o grande afinco que dedicaram a suas obras arquitetônicas, científicas e filosóficas consistem em um marco cultural sem precedentes, ainda que milhares de anos tenham se passado desde suas realizações.
Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: a concepção de democracia com a participação do voto universal. a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. ... Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Além disso, a democracia de hoje é a chamada democracia representativa, no qual são votados em políticos nos quais representam o pensamento do povo brasileiro, enquanto que na Grécia Antiga os próprios cidadãos eram selecionados por sorteio para participarem das assembleias e decidir o que era melhor para a pólis.