Uma boca neutra ou com muxoxo é muito menos convidativa. Deixe os lábios levemente entreabertos para relaxar os músculos faciais e transmitir intensidade. Com a boca relaxada, vire os cantinhos para cima. Torne-se agradável por dentro.
A expressão facial é um ou mais movimentos e expressões dos músculos da face e é sinal de emocionalidade. Estes movimentos geralmente significam a transmissão de algum estado emocional do indivíduo aos seus observadores.
adjetivo Relativo à fisionomia, ao conjunto das características distintivas e particulares; relacionado com as feições e traços do rosto humano: expressão fisionômica. [Figurado] Refere-se ao que é próprio e particular de: aspecto fisionômico do projeto. Etimologia (origem da palavra fisionômico).
São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas trazem novas perspectivas, densidades e formas de ver o ambiente e a sociedde em que se vive. A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano.
A expressão corporal ajuda na comunicação, cria empatia e conexão, transmite mensagens e impressões, segurança ou insegurança, interesse ou desinteresse, respeito ou desrespeito, coerência ou incoerência. Ou seja, a importância da expressão corporal é criar uma comunicação muito mais efetiva com o seu interlocutor!
Sugestões de Trabalho Deixe que se manifestem através de expressões faciais. Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado. Proponha a brincadeira de observação das expressões faciais no espelho. Leve a turma para uma sala com espelho e convide-os a fazer caretas na frente do espelho.
Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
➢ CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE O QUE ELA ENTENDE POR EMOÇÕES, EXPLIQUE PARA ELA QUE TEMOS MUITOS SENTIMENTOS E É NORMAL, O IMPORTANTE É SABER QUE ELES PASSAM COMO POR EXEMPLO: A RAIVA ELA PASSA, A ALEGRIA TAMBÉM PASSA ASSIM POR DIANTE. ALGUNS EXPRESSÃO FACIAIS.
Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu e que coloque no pote das emoções correspondente o conteúdo. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você possa observar que emoções a criança vive com mais intensidade e quais não.
11 formas do professor evitar o estresse e manter a saúde mental