O espectrômetro de absorção atômica é um equipamento que permite a análise quantitativa de elementos metálicos em soluções líquidas, gasosas e sólidas. Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador (Figura 3).
A curva de calibração é uma relação funcional do sinal observado (y) dada uma certa quantidade de analito. ... A maioria das aplicações da curva de calibração é que na prática, temos interesse em predizer o valor de (X) dado uma observação(Y), para ilustrarmos o problema observe a seguinte aplicação.
FALSA INDICAÇÃO DE PERDA DA CALIBRAÇÃO Armazenamento incorreto das amostras do Controle Qualidade. Reconstituição incorreta das amostras do Controle Qualidade. Contaminação das amostras do Controle Qualidade. Troca da amostra do Controle Qualidade.
A fotometria nada mais é do que o ato de medir a luz.
1 – Fonte de energia elétrica – fornecedora de energia regulada, constante e apropriada para a operação do instrumento. 2 – Fonte de energia radiante – capaz de medir uma mistura de comprimentos de onda. 3 – Fenda de entrada da luz. 4 – Monocromador – utilizado para isolamento da porção desejada do espectro.
Espectrofotômetro. Espectrofotômetros são diferentes de fotômetros, pois estes permitem a medição no espectro de todos os comprimentos de onda de luz visíveis e não apenas ondas pré-especificadas. Espectrofotômetros quebram a luz em um espectro, utilizando uma grade de difração ou um sistema similar.
Espectrofotômetro é um aparelho amplamente utilizado em laboratórios, cuja função é a de medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente.
Espectrômetro é um instrumento óptico usado para medir as propriedades da luz numa determinada faixa do espectro eletromagnético.
Em um espectrofotômetro UV/VIS de feixe simples a luz passa pela amostra. Em um de feixe duplo a luz passa por um divisor de feixe o qual alternadamente direciona o feixe de luz para a amostra ou para uma cela de referência várias vezes por segundo.
Componentes do espectofotômetro. Alguns componentes são comuns a todos os espectrofotômetros, como é verificado a seguir. A luz, habitualmente fornecida por uma lâmpada, é fracionada pelo prisma ou rede de difração (monocromador) nos comprimentos de onda que a compõem (luzes monocromáticas).
As cubetas de vidro são usadas quando se trabalha na região do visível. Para a região do ultravioleta, devem-se usar as cubetas de quartzo, que são transparentes à radiação ultravioleta, pois o vidro absorve a mesma. Uma cubeta ideal deve ser de 1 cm, para simplificar os cálculos da expressão da Lei de Beer.
.::Passo a Passo para a análise espectrofotométrica::.
Seletor de comprimento de onda • São dispositivos essenciais dos espectrofotômetros e tem como função a seleção do comprimento de onda e que se tem interesse para a análise.