Um outro argumento comummente aduzido a favor do protecionismo é o direito de qualquer país realizar certas produções estratégicas (mesmo que isso contrarie o princípio das vantagens comparativas), com o objetivo de garantir um certo grau de independência nacional.
As principais formas de protecionismo agrícola são: facilidades de crédito para o produtor rural, subsídios e impostos reduzidos.
Para evitar o protecionismo de outros reinos os Estados optavam por atuar de diversas maneiras, tais como operações militares, realização de tratados diplomáticos e econômicos, organização de legislações sobre o comércio colonial e etc.
Resposta. Criação de altas tarifas. Subsídios á indústria nacional,incentivando o desenvolvimento econômico interno. Combate às dogras,terrorismo e pirataria.
fisiocracia
Esse organismo internacional é responsável por criar leis e acompanhar as transações comerciais e econômicas entre os países. A organização atua promovendo a liberalização mundial do comércio, com objetivo de combater o protecionismo alfandegário.
Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções. Uma organização internacional, ou organismo internacional, é uma organização com membros, adesão ou presença internacional.
Resposta. Resposta: O setor agrícola, e o setor petrolífero.
substantivo masculino Troca de bens ou de serviços entre países sem cobrança de tarifas alfandegárias ou de subsídios às exportações; livre-câmbio, livre-troca. [Política] Ideologia política que busca implementar o livre-comércio entre países; livre-cambismo.
Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
Por outro lado, tem as vantagens: