Eurico Gaspar Dutra, 14º presidente do Brasil, governou o país de 1946-1951 após a deposição do presidente Getúlio Vargas por um golpe militar. Seu governo foi caracterizado pela perseguição aos comunistas, proibição dos jogos de azar e aproximação com os EUA.
Portanto, com o final da Era Vargas em 1954 surge uma estrutura de educação no país que era composta por: ensino primário com cinco anos de duração; ensino ginasial, que durava quatro anos; e um ensino colegial (nas modalidades clássica ou científica) que durava três anos.
Continuou excluindo os trabalhadores rurais dos direitos trabalhistas conquistados pelos trabalhadores urbanos na primeira metade da década de 1940; Criou mecanismos que davam ao governo a possibilidade de restringir o direito à greve do trabalhador.
As reservas cambiais são o o montante de moeda estrangeira acumuladas no país (moeda e ouro). O Brasil tinha acumulado durante a IIGM até 1945, em torno de 700 milhões de dólares. A política adotada por Dutra foi a liberal, que desencadeou numa severa política de arrocho salarial e perseguição aos comunistas.
O Plano Salte foi a principal medida do governo Dutra para incentivar a economia nacional e reorganizar os gastos públicos, buscando resolver os problemas na saúde, alimentação, transporte e energia. Entretanto, o plano foi um fracasso.
O plano SALTE é um plano econômico de governo, elaborado na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra. ... O plano SALTE foi financiado pelo produto da receita ordinária da União. Em seu governo Dutra enfrentava graves problemas com as altas taxas de inflação que faziam aumentar os custos de vida.