EQST

Como A Sacarose Digerida?

Como a sacarose digerida? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como a sacarose é digerida?

Um conjunto de diferentes enzimas conhecidas como sacarases hidrolisam a ligação glicosídica da sacarose a uma velocidade muito superior. Em mamíferos, a sacarose é digerida no estômago por hidrólise ácida. A hidrólise ácida é também usada em laboratório para obter glucose e frutose da sacarose.

Como ocorre a digestão da sacarose no organismo humano?

A sacarose é um polissacarídeo ou carboidrato, cuja degradação ocorre somente no intestino delgado. Dessa forma, quando esta molécula atinge este órgão, existem enzimas específicas conhecidas como sacarases, que degradam a sacarose em glicose e frutose, as quais são absorvidas posteriormente pela célula.

Como acontece a digestão de carboidratos na boca e no estômago?

Resposta: A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago. No intestino delgado sofre ação da amilase pancreática que desdobra todo o amido restante em maltose.

Por que na boca ocorre a digestão de carboidrato e não corre a digestão de lipídios?

A saliva possui a enzima amilase, também denominada ptialina, que digere o amido e outros polissacarídeos, como no caso do glicogênio, reduzindo-os em moléculas menores como a maltose. Essa enzima perde sua ação em pH ácido, logo sua ação é inibida ao chegar no estômago.

O que é e quais são os orgãos anexos da digestão?

Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais nunca entram em contato direto com o alimento.