EQST

Quais So As Funçes Sintticas Do Pronome SE?

Quais so as funçes sintticas do pronome SE? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as funções sintáticas do pronome SE?

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.

Quais as funções do SE?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Quando usa a palavra se?

Se - Conheça as funções dessa palavra
  1. Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. ...
  2. Partícula expletiva ou realce: quando pode ser retirada da frase sem prejuízo algum no sentido da oração. ...
  3. Parte integrante do verbo: faz parte dos verbos pronominais: queixar-se; apiedar-se, arrepender-se, zangar-se; romper-se, etc.
Mais itens...

Qual é a função sintática do pronome se na frase?

A partícula SE como CONJUNÇÃO Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.

O que é uma palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise.

Quando usar se depois ou antes do verbo?

III) Se vem depois do verbo, há ênclise. Ex.: "Conteve-se o advogado, apesar das ofensas do causídico adversário". 3) Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça.