é um profissional que tenha conhecimento acerca do processo educativo, seja ele formal, informal ou não formal, um profissional que realize reflexões e intervenha na educação, sem que seja estabelecido um local para que ela ocorra.
4 AS CoMpEtênCIAS do pEdAGoGo As cinco competências identificadas foram: conhe- cimento da área de atuação; ação didático-pedagógica; gestão de processos educativos; ação investigativa; exercício da cidadania. Para cada uma, construiu-se um conjunto de indicadores, conforme o Quadro 1.
Refere-se a uma área de estudo sobre o desenvolvimento dos indivíduos num processo histórico e social do trabalho. Uma preocupação constante nessa pedagogia é com as potencialidades do indivíduo, que são impedidas de se desenvolverem diante de um trabalho alienado. ...
Na teoria desse educador francês, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano, a ponto de defender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova, que “Não é o jogo que é natural da criança, mas, sim, o trabalho”. Seu objetivo declarado é criar uma “escola do povo”.
Resposta. senso de responsabilidade; senso cooperativo; sociabilidade; julgamento pessoal; autonomia; expressão; criatividade; comunicação; reflexão individual e coletiva; e afetividade.
Diferentemente da maioria dos pedagogos modernos, o educador francês não via valor didático no erro. ... Ao lado da pedagogia do trabalho e da pedagogia do êxito, Freinet propôs, finalmente, uma pedagogia do bom senso, pela qual a aprendizagem resulta de uma relação dialética entre ação e pensamento, ou teoria e prática.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
A pedagogia Freinet é uma importante alternativa para o trabalho em Educação Infantil. Segundo a autora, essa prática nos afasta de duas tendências dominantes: o infantilismo -- que deixa a criança aquém de suas possibilidades -- e o escolarismo, que quer preparar a criança muito cedo para a escola de primeiro grau.
Decroly também defendia a universalização do ensino, como John Dewey. Idéias como as dos centros de interesses e a defesa de que o aprendizado deve ser prazeroso e responder aos interesses do aluno fizeram com que a obra de Decroly exercesse forte influência na pedagogia de Célestin Freinet (1896-1966).
Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).