Quais são as demonstrações contábeis: 7 tipos
Visto isso, LALUR é um acrônimo para o Livro de Apuração do Lucro Real que possui natureza fiscal. Ou seja, sua principal serventia é a captação de informações extrafiscais para que seja possível informar ao fisco o valor exato do tributo devido.
O IBRACON ( NPC 27) define que “o objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.
Demonstrações contábeis: quais são as obrigatórias, qual a relevância e como usar a seu favor
É o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado. Esse processo envolve a seleção de uma base específica de mensuração.
1.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
São características qualitativas de melhoria a comparabilidade, a verificabilidade, a tempestividade e a compreensibilidade. Elas são características qualitativas de melhoria, pois melhoram a utilidade da informação, que já é relevante e é representada com fidedignidade (características qualitativas fundamentais).
Como o próprio nome diz, uma característica qualitativa se refere a uma qualidade, ou um atributo que não é medido (mensurado) e, geralmente, afeta a aparência do animal. ... Características qualitativas são consideradas variáveis discretas, isto é, aparecem nas populações em algumas poucas variações do fenótipo.
➢ Características qualitativas de melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
As principais características de “bons previsores” são analisar mais de uma fonte, ter a capacidade de se adaptar, ceticismo, para não ser enganado. Isso porque, para analisar o todo, é necessário abrir mão dos nossos “preconceitos” ou seja, conceitos formados antes de se aprofundar ou ter contato com um tema ou povo.
a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.
Por meio da análise dos dados, foi possível concluir que a forma de apresentação e a presença das características qualitativas da informação contábil impactam na tomada de decisão, e que os concludentes apresentaram um nível de conhecimento satisfatório a cerca das características qualitativas e no geral julgam estas ...
Contabilidade Geral - Características da informação contábil As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.
As IFRS melhoram a estrutura conceitual e facilitam a interpretação das demonstrações financeiras. Por isso, são extrema importância para que instituições, analistas, investidores e gestores consigam analisar relatórios financeiros.
Confiabilidade – para ser considerada confiável a informação contábil precisa estar revestida de neutralidade, não conter vícios, desvios ou erros substanciais e representar a contento o fato contábil a que se propõe. A informação não pode ser apresentada de modo a sugestionar a decisão do usuário.
Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é Completa, Neutra e Livre de erro material.
Dentre as características da contabilidade gerencial destacam-se a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação das informações coletadas.
Outras diferenças são: Enquanto a Contabilidade Financeira é o ramo da contabilidade que acompanha toda a informação financeira da entidade, a Gerencial registra e relata informações financeiras e não financeiras de uma empresa. ... Já a Contabilidade de Gestão é para o uso da organização e, portanto, é confidencial.
Além de questões legais, a contabilidade financeira tem o objetivo de prezar pela análise dos dados anteriores do negócio, incluindo o seu histórico financeiro. ... A contabilidade financeira também tem como objetivo estudar o patrimônio das organizações, sendo conceituada como fundamental na linguagem de negócios.