As propriedades físicas da madeira englobam as características inerentes da espécie tais como: caracteres gerais (cor, cheiro, textura, grã e figura, etc), teor de umidade, densidade, estabilidade dimensional, propriedades térmicas e acústicas e condutibilidade elétrica.
Dentre os usos mais comuns, estão as confecções de móveis, tábuas para construções civis, produção de artigos de luxo, instrumentos musicais, palanques, pisos laminados, fabricação de barcos, além de muitos outros produtos.
6 passos da preparação antes de começar:
Nesse caso, recomendamos tinta esmalte sintético ou tinta acrílica. Se a escada for de concreto, é importante aplicar um primer antes de tingir a peça, para selar a superfície porosa do bloco e ajudar a tinta a aderir melhor. Na hora de colorir, a tinta látex é a mais recomendada para pintar o material.
Pintar uma escada em branco requer um cuidado especial, já que ao pisar sobre sua superfície, sujamos com maior facilidade. Por isso, se a sua escada é branca, recomendo pintar um caminho central nela em um tom mais escuro, como se fosse um tapete. Em preto, laranja ou azul celeste o efeito é muito interessante.
Conheça os melhores revestimentos para escadas
É fundamental tratar a superfície aparente da escada eliminando imperfeições e marcas da fabricação. Sobre esta superfície voê pode aplicar um fundo, e sobre o fundo uma tinta latex ou acrílica fosca ou acetinada. Evite tinta brilhante pois ela revela as imperfeições do concreto.
O esmalte sintético é o tipo principal de tinta escolhida para pintar portões de ferro. Outra opção é a automotiva, que custa, em média, três vezes mais caro, mas em contrapartida é mais resistente ao sol e chuva e dura em torno de cinco anos. O esmalte sintético tem uma durabilidade de até dois anos.
Para pintar metais enferrujados, o melhor produto para se usar é o Suvinil Esmalte Contra Ferrugem. Ele renova a superfície, evitando que o problema apareça novamente, pois seu fundo é anticorrosivo e neutraliza a ferrugem.