A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.
floresta Amazônica
Região de clima semi-árido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dada a sua alta biodiversidade. ... No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis.
O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
O Bioma Pantanal ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva.
Seus limites são marcados por variados sistemas de elevações como chapadas, serras e maciços, e é cortada por grande quantidade de rios dos mais variados portes, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai — os principais são os rios Cuiabá, Piquiri, São Lourenço, Taquari, Aquidauana, Miranda,Rio Paraguai e Apa.
Este bioma está presente em apenas dois estados brasileiros: o Mato Grosso com 7% de ocupação do território e o Mato Grosso do Sul com 25%. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.
Se estende desde o Mato Grosso até o Mato Grosso do Sul, tendo como principais cidades:
Nos terrenos mais altos e mais secos, o solo é arenoso e ácido. Nestes locais a água absorvida é retida no subsolo, em lençóis freáticos. Estes solos também são limitados em relação à fertilidade. A planície é o tipo de relevo predominante no Pantanal.
A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais corresponde a uma “mata de transição” brasileira e está situada no Bioma da Mata Atlântica. Ela ocupa parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul....Curiosidade sobre a Mata das Araucárias
No Estado de Santa Catarina, a RPPN Grande Floresta das Araucárias constitui o maior segmento contínuo de propriedade privada com araucárias, configurada como Floresta Ombrófila Mista Alto Montana, fato este já referendado por importantes estudos fisionômicos, com vistas à indicação de áreas prioritárias para ...
Vegetação. A Mata de Araucárias é caracterizada pela presença predominante do pinheiro brasileiro, uma árvore de tronco reto e cilíndrico, cujas copas dão um destaque especial à paisagem. ... Araucaria Angustifolia, também conhecida como Pinheiro Brasileiro, é uma árvore muito presente na Mata das Araucárias.
A araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariaceae que é encontrada na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) do Brasil.
Espécie de árvore que ocorre em áreas de floresta ombrófila mista (floresta de araucárias), principalmente, na região sul do Brasil e também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em especial, na Serra da Mantiqueira.