50 brincadeiras que atravessaram gerações e continuam vivas nos dias atuais
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. Podemos citar como exemplos de brincadeiras mais antigas como: roda peão, esconde - esconde, bola de gude, pular corda, pular tabua, pé de lata, amarelinha, etc.
Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada…
Fique a conhecer 10 jogos tradicionais a que nenhuma criança consegue resistir quando tira os olhos da tecnologia.
O jogo tradicional infantil é um tipo de jogo livre, espontâneo no qual a criança brinca pelo prazer de fazer. Por pertencer à categoria de experiências transmitidas espontaneamente conforme motivações internas da criança, o jogo tradicional infantil tem um fim em si mesmo e preenche a necessidade de jogar da criança.
Os brinquedos tradicionais são objetos que envolvem (ou não) uma brincadeira popular, por exemplo: Bolas de gude: bolinhas de vidro coloridas utilizadas em jogos de grupos, onde uma bola é lançada acima da outra (do concorrente).
Resposta: O celular, computador, os jogos onlline e também as outras tecnologias tem substituído as brincadeiras tradicionais!
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confecciona-las bastam algumas folhas de papel, varinhas e linha. A famosa dança infantil, de roda, conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde era um bailado de adultos.
De origem Romana, a amarelinha surgiu de uma adaptação do treinamento dos soldados, mas quem trouxe a brincadeira para o Brasil, foram os Portugueses. O nome “amarelinha” é uma interpretação incorreta da palavra de origem francesa “Marelle”, que se refere à pedrinha usada para marcar as casas do jogo.
A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.
Regras para Pular Amarelinha Ele começa jogando a pedrinha na casa 1. A casa onde está a pedra não pode ser pisada, é preciso pular por cima dela. E então vai pulando num pé só, ou, no caso de ter 2 casas lado a lado, um pé em cada casa, percorrendo as casas até o Céu.
Brincadeira: Amarelinha
A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
É o processo de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) - documento de porte obrigatório, que deve ser renovado anualmente.
Modo de fazer: corte ao meio duas folhas de EVA para fazer os números 1, 3 e 5 e faça uma divisão com uma canetinha no meio de outras duas folhas, para fazer os números 2 e 3 em uma folha, 5 e 6 em outra. Em uma quinta folha, faça o “céu”.
Desenhar e recortar os pedaços de papel selecionado, em formato retangular. Você precisará de 4 pedaços individuais e 3 pedaços duplos. Realizar a escrita dos números 1 ao 10 nos pedaços de papel com caneta hidrocor. Cole as placas unindo os papeis em ordem crescente ou decrescente.
1-Desenhar a amarelinha no chão usando formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo. 2- Mostrar para as crianças identificar e diferenciar as formas geométricas. 3- Então é só começar a brincadeira: Pular amarelinha.
Nesse estudo, apresentamos a origem de alguns Jogos Populares, dentre eles destacamos: amarelinha, bola queimada, bets, bilboquê, ioiô, pião, bugalha e gude. Verificamos que a maioria dos Jogos Populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana.
7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda....Brincadeiras Antigas
90 JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" ("jogar às escondidas", em Portugal) ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
Significado de Brincar verbo transitivo indireto e intransitivo Entreter-se com brinquedos ou jogos infantis: brincar com jogos de tabuleiro; gosta de passar as manhãs brincando.