Principais Articulações e Movimentos
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.
Dos elementos que fazem parte das articulações temos: membrana sinovial, cápsula articular, ligamentos, cartilagem articular e os meniscos. São três tipos de articulações: sinartrose, anfiartrose e diartrose. O corpo humano possui mais de 200 articulações!
Há 3 tipos de articulações imóveis: -Sindesmosis: uniões semiinmóviles, onde uma membrana une aos ossos. -Suturas: podem ser planas, dentadas ou escamosas (encontram-se principalmente no cráneo). -Esquindilesis: tipo de articulação fibrosa que se encontra unicamente na union entre o vomer e a crista do esfenoide.
Close do osso hioide. O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.
As articulações do crânio são de três tipos: as suturas, que são as mais comuns, a sincondrose craniana e a diartrose do tipo condilar que se faz entre a fossa mandibular do osso temporal e o côndilo da mandíbula.
Membrana sinovial é um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial. Ele faz contato direto com o líquido sinovial lubrificante, que é o principal responsável pela manutenção.
As articulações sinoviais, mais comuns, são as que ficam entre os ossos e garantem sua mobilidade, devido ao fato de serem compostas por cartilagem. Conheça um pouco mais sobre elas.