Primeiro dobra-se as folhas na largura e por ultimo na altura. Nos formatos A0, A1 e A2 faz-se uma dobra triangular a fim de livrar o espaço de fixação da folha triangular a fim de livrar o espaço de fixação da folha.
A NBR 13142 de 1999 substitui a de 1994. Elaborada com base na norma DIN 824:1981, esta tem como objetivo fixar diretrizes para o dobramento das folhas de projeto contendo os desenhos técnicos.
A finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas.
Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico. O formato final do dobramento de cópias de desenhos formatos A0,A1,A2 e A3 deve ser o formato A4. ... As dimensões do formato A4 devem ser conforme a NBR10068.
Esta Norma fixa as condições exigíveis para a localização e a disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas folhas de desenhos técnicos.
As recomendações de dobragem de folhas são fornecidas pela norma DIN 824 que apresentam procedimentos para que as folhas sejam dobradas de forma que as mesmas fiquem com dimensões, após dobradas com dimensões similares das folhas tamanho A4.
5.
Três partes iguais Divida uma folha de papel A4 ao meio, pelo lado maior; dobre na diagonal do papel A4 e na do retângulo correspondente à metade da folha. As dobras pelo ponto O de intersecção das diagonais permitem dividir a folha de papel em três partes iguais, tanto pelo lado maior como pelo menor.
Coloque a carta no envelope. Pegue-a de modo que as dobras fiquem viradas para fora e a dobra superior coincida com a parte de cima do envelope. Segure-o de modo que a aba dele fique voltada para você e se abra na sua direção. Coloque a carta com cuidado no envelope para não amassar a folha.
Todas as folhas de desenho devem ter margens e quadro limitando o espaço para desenho. A margem esquerda deve ter 20 mm de largura para permitir que a folha seja perfurada e arquivada. Todas as outras margens devem ter 10 mm de largura.
A importância das normas técnicas no desenho objetivo, se dá pelo fato dessas normas serem uma das principais características que compõem um desenho técnico, as quais servem para que se possa haver total compreensão por parte de quem irá interpretar o desenho, assim é necessário eu todos os envolvidos na elaboração e ...
Objetivo : Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.
As margens são limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. O quadro limita o espaço para o desenho. A margem esquerda serve para ser perfurada e utilizada no arquivamento, por isso tem dimensão maior que as margens restantes. A legenda é representada dentro da margem no canto inferior direito da folha.
A legendaé o espaço destinado àcolocação de informações sobre o desenho. Sua altura pode variar, mas sua largura é especificada pela NBR 6492/94 (A0 e A1 –175 mm e A2, A3 e A4 –178 mm).
As margens ABNT 2019 e 2020 ainda são as normatizadas desde 2011. A principal orientação é de 3 cm dos lados esquerdo e superior, e de 2 cm na margem inferior e direita.
Como colocar margem nas normas ABNT no Word
Margens dentro das normas ABNT
Segundo a ABNT NBR que regula as configurações de trabalhos acadêmicos, as margens da folha devem ter 3 cm no anverso esquerdo superior e no verso direito superior, e 2 cm no anverso direito inferior e verso esquerdo inferior.