Principais formas de reduzir a utilização de agrotóxicos
Uma boa alternativa para esse problema é a utilização de biopesticidas. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), recebem essa classificação quaisquer produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificadas que façam controle de pestes.
Essa é umas melhores alternativas ao uso de agrotóxicos na agricultura....Utilize o controle biológico
Resposta. Resposta: Uma boa alternativa para esse problema é a utilização de biopesticidas.
O uso de biotecnologia como, por exemplo, vegetais transgênicos (geneticamente modificados) bem como fertilizantes provenientes de processos de compostagem podem ser alternativas a serem utilizadas.
glifosato
Uso de agrotóxicos na agricultura. Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano.
Ingrediente ativo é a substância química principal de um agrotóxico. São divididos em classes químicas, como organofosforados, organoclorados, neonecotinóides, piretróides, fentalamidas, fenoxiacéticos, entre outras.
Os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados no mercado na forma de formulações que incluem um (ou mais) ingrediente (s) ativo (s), que é a substância que tem ação sobre os organismos-alvo; e ingredientes inertes, isto é, aqueles que tem a função de diluir o ingrediente ativo e facilitar sua disper- são ou ...
Composição
O produto ACEFATO FERSOL 750 SP é um inseticida e acaricida sistêmico do grupo químico organofosforado, com ação por contato e ingestão, indicado para tratamento de semente e aplicação foliar no controle de pragas das culturas indicadas conforme a bula.
Pulgão-verde Myzus persicae 100 mL/100 L de água ou 21,5 g i.a./100 L de água (1000 litros de calda/ha) Iniciar as aplicações quando for verificada a presença dos primeiros insetos. Reaplicar quando houver reinfestação. Realizar no máximo 8 aplicações. Não aplicar mais que 8,0 L/ha de LANNATE® BR por ciclo da cultura.
C3H8NO5P
Glifosato
A molécula de glifosato age na planta através do bloqueio da enzima 5-enolpiruvato- shiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), que faz parte da via de biossíntese de aminoácidos aromáticos essenciais para o desenvolvimento da planta.
Isso porque o glifosato demora em torno de 15 dias para vermos os sintomas no campo.
O mecanismo de ação do glifosato é bastante singular por- que ele é o único herbicida capaz de inibir especificamente a enzima 5-enolpiruvil-chiquimato-3-fosfato-sintase (EPSPs) (Figura 2) que catalisa a condensação do ácido chiquímico e do fosfato piruvato, evitando, assim, a síntese de três aminoácidos essenciais – ...
o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.
Os herbicidas movem-se passivamente no floema. ... A ação desses herbicidas ocorre nas raízes das plantas sensíveis. Já os herbicidas inibidores da ALS (Grupo 2), moléculas com maior translocação na planta, movem-se no floema, podendo, portanto, serem aplicados às folhas.
Em diversos tipos de cultivo, glifosato costuma ser pulverizado sendo, em geral, absorvido na planta através de suas folhas e dos caulículos novos. O herbicida é, então, transportado por toda a planta, agindo nos vários sistemas enzimáticos, inibindo o metabolismo de aminoácidos.
Glifosato Frasco 1000 ml Biocarb Agroquímica
No interior da planta, os íons absorvidos do meio externo (via passiva ou ativa) são transportados VIA APOPLASTO E SIMPLASTO. Durante a translocação os íons (herbicidas) são absorvidos pelas células, via passiva ou ativa. extracelular + parede celular.