Desta forma, alimentos com índice glicêmico menor ou igual a 60 são classificados como “baixos”. Já os alimentos com índice glicêmicos entre 70 e 99 são “moderados” e os acima de 100 são considerados “altos”. “Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia.
Saiba quais são as as frutas com baixo índice glicêmico
Alimentos com baixo índice glicêmico
O Índice Glicêmico (IG) é um valor que indica a velocidade com que os alimentos que contêm carboidrato liberam glicose (açúcar) no sangue.
A partir dos valores de índice glicêmico, os alimentos são classificados em 3 categorias: Baixo IG: quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55; Médio IG: quando o índice glicêmico está entre 56 a 69; Alto IG: quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
Proposto em 1981 pelo médico e pesquisador pela Universidade de Toronto, David Jenkins, o índice glicêmico é calculado a partir da glicemia (concentração de açúcar no sangue) encontrada em até duas horas após a ingestão de uma quantidade determinada de carboidratos.
Você receberá 3 gramas de fibra alimentar em uma xícara de abóbora. Também há 2 gramas de açúcar natural em uma única porção. Os carboidratos restantes (7 gramas) são amido ou carboidratos complexos. A abóbora tem um índice glicêmico (IG) de 75, o que a torna um alimento de alta glicemia.
Pobre em fibras, a tapioca apresenta um índice glicêmico (115) que ultrapassa o do açúcar (92) e o do pão francês (95). Ou seja, ela é digerida num piscar de olhos, o que aumenta bruscamente os níveis de glicose no sangue.
A única diferença entre eles é que a tapioca não é fonte de proteínas, gordura, nem glúten, já o pão branco sim! A tapioca pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. E pode sim ser uma boa substituta do pão branco por conter menos sódio, mais fibras, vitaminas e minerais.
Vamos aos esclarecimentos, a tapioca é uma ótima opção para celíacos por não conter glúten, ela é um carboidrato assim como o pão, a única diferença é que a tapioca não tem fibras e nem proteínas, e por este motivo seria melhor comer pão integral do que tapioca. ...
Sim. Nesses termos, a tapioca tem menos calorias, cerca de 70 a 80 calorias, em duas colheres de sopa da farinha. Isso representa pouco mais da metade das calorias do pão francês, que são em torno de 140 calorias, em um pão pequeno, de 50g.
O pão sírio possui vários benefícios como por exemplo, ter baixo valor calórico, ser um alimento leve e de fácil digestão, ser um pão muito versátil, podendo ser utilizado para fazer diversos lanches, como delicioso beirute e mais o shawarma e o falafel, feito em uma cada fina de pão chamado (pão folha).
Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.