Além da dor abdominal e da febre, podem ocorrem várias outras manifestações abdominais inespecíficas, tais como inapetência, náuseas, vômitos e diarreia. Pacientes com dor abdominal associada a eosinofilia intensa devem sempre ser investigados por meio de sorologia para angiostrongilíase.
Angiostrongylus cantonensis
Angiostrongilíase é uma infecção com larvas de vermes do gênero Angiostrongylus; ocorrem sintomas intestinais ou meningites eosinofílicas, dependendo das espécies infectantes. (Ver também Abordagem a infecções parasitárias.) Angiostrongylus são parasitas de ratos (vermes pulmonares de rato).
A meningite eosinofílica é um tipo raro de meningite que se manifesta após o consumo da carne de animais contaminados com o parasita Angiostrongylus cantonensis, que infesta o caracol, a lesma, o caranguejo ou o caramujo gigante africano.
Na fase aguda, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho.
Infecção aguda: falta de ar (dispnéia) e tosse violenta com escarro branco e amarelo, ocasionalmente com sangue.
Hidratação e dieta leve podem ajudar Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.
O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.