Quais são os tipos de corrosão?
Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.
Bastam três ingredientes: ferro, água e ar. “A ferrugem é o resultado da reação entre o ferro e o oxigênio”, diz o químico Jorge Masini, da USP. Ou seja: quando esses dois elementos se juntam, tendem a se unir para formar um terceiro: o óxido de ferro – ou “ferrugem”, na linguagem popular.
Como fazer metal enferrujar mais rápido
Dissolva um pouco de cobre no ácido clorídrico. Dissolver cobre na solução ácida criará uma lavagem que vai acelerar o processo de ferrugem. A melhor maneira de dissolver cobre no ácido é envolvendo um pedaço curto de fio de cobre em uma bobina e submergindo-o no ácido por cerca de uma semana.
Num recipiente de plástico, (não use recipientes metálicos, pois o ácido ira reagir com o metal), coloque uma quantidade de água. Adicione o ácido na mesma proporção de água. A solução é 50% de água e 50% de ácido. Com a ajuda de um pincel ou de uma boneca, passe o ácido por toda a superfície da peça.
A primeira linha de defesa contra a ferrugem é criar uma barreira entre o prego e a umidade do ar. Isso pode incluir um revestimento de óleo, tinta ou galvanização. Galvanização do ferro consiste em uma cobertura de zinco que cria uma barreira física e química contra a formação de ferrugem.