O fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do rei defunto divinizado, para o qual se erguiam templos funerários e túmulos grandiosos, o que não surpreende pelo fato dos estilos artísticos permanecerem iguais por cerca de três mil anos.
Arquitetura Egípcia
A escultura egípcia antiga procurava representar os deuses e os faraós para capacitar a população a vê-los em suas formas físicas. Ela estava intimamente ligada à arquitetura, que, por sua vez, voltava-se para a construção de templos e de tumbas. ... Todas essas esculturas eram feitas em vários tamanhos.
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.
A arte bizantina se destacou na pintura, na escultura, mas foi o mosaico e a arquitetura que se destacaram de forma mais expressiva. ... Na pintura Bizantina ganham destaque os afrescos nas paredes das igrejas, as pinturas em painéis portáteis e as miniaturas usadas nas ilustrações dos livros.
A arquitetura bizantina caracteriza-se fortemente por mosaicos vitrificados e pelos ícones, que eram pinturas sacras feitas normalmente sobre madeira.
Resposta. Resposta: A técnica do mosaico foi empregada na maioria das igrejas cristãs e se destacou na arte bizantina. Objetos relacionados à arte cristã, relevos em marfim e objetos de metais ornamentados com pedras preciosas passaram a fazer parte da decoração nos interiores dessas basílicas.