Se mesmo com todas as facilidades da carteira de trabalho digital e do eSocial, por algum motivo, o trabalhador ou o empregador queiram saber qual o número do PIS, é só acessar o extrato do FGTS ou CadÚnico, usando o número do CPF.
O PIS pode ser localizado na sua Carteira de Trabalho (é o número do PIS/PASEP). Essa informação é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto). Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação era adicionada em um cartão anexo à carteira de trabalho.
O número pode ser encontrado em:
O PIS/PASEP é um número cadastrado (de onze dígitos decimais) através de Documento de Cadastro do NIS (DCN) e Cartão de CNPJ, sendo que este serve para dar segurança ao FGTS e gerir o Programa de Integração. O Programa de Integração é um programa de complementação de renda governamental.
Para os que sabem — ou tenham — o cartão, o número do PIS se encontra na parte frontal, junto com o nome e outros dados de identificação do usuário. Quem ainda não tem o cartão, basta solicitar pelo telefone Ou, se preferir, dirigir-se a qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Então o NIS identifica quem tem direito aos benefícios, mesmo para quem não tem vínculo de emprego. Já no caso do PIS, a inscrição é feita apenas a quem trabalha de carteira assinada em empresas privadas.
Como descobrir o número do benefício INSS?
Serviço para realizar sua inscrição no INSS e gerar o número de inscrição do trabalhador (NIT)....Avaliação
A inscrição pode ser realizada diretamente pelo Portal da Previdência na internet. O endereço é www.previdência.gov.br. Para se inscrever, o cidadão deve acessar a Agência Eletrônica, na seção serviços ao cidadão.