As Posições de Rodízio no Voleibol vão da posição 1 a posição 6 e são divididas da seguinte forma....Posições de Rede ou Zona de Ataque:
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3. O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
Os sistemas defensivos mais utilizados são os sistemas com bloqueio simples e os sistemas com bloqueio duplo. A seguir veremos a primeira forma.
Os sistema táticos mais utilizados atualmente são o "6x6", o "3x3", o "4x2" simples, "4x2" com infiltração e o "5x1". O primeiro número indica o número de "cortadores" ou "atacantes" e o segundo número o do(s) levantador(es).
O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. Ação defensiva é a de buscar interceptar a passagem da bola em sua própria quadra ou amortecer o ataque, facilitando a defesa.
Quais são os sistemas de recepção de saque?
Os sistemas de recepção mais utilizados são os sistemas com 5, com 4, com 3 e com 2 jogadores. É o sistema de recepção mais utilizado por equipes iniciantes, embora também possa ser utilizado em níveis mais avançados. O único jogador que não participa da recepção é o levantador.
O saque por cima pode ser realizado de várias maneiras:
Bloqueio simples é quando apenas um jogador vai pra rede fazer o bloqueio. Bloqueio duplo é quando dois jogadores aliados pulam formando o bloqueio juntos. Bloqueio triplo é quando três jogadores pulam juntos para fazer o bloqueio.
Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.
Os Fundamentos técnicos do Handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Handebol. Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.
Denominamos drible como o recurso em que o jogador utiliza para, quando de posse de bola, ultrapassar o adversário sem perder o controle da mesma. ... Diferentemente do drible, a finta é um movimento realizado sem a posse da bola. Ele tem por objetivo principal deslocar o adversário e fugir de sua marcação.