O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) é um marco internacional de descrição de competências linguísticas. Descreve uma competência linguística numa escala de seis níveis, do A1 (para principiantes) ao C2 (para quem já domina uma língua). Isto permite que todos aqueles que estão envolvidos no ensino de línguas e avaliação de competências linguísticas, como professores e alunos, vejam facilmente a que nível corresponde cada certificação. Também significa que os empregadores e as instituições de ensino podem comparar facilmente as certificações da Cambridge English a outros exames nos seus países..
Assim, apesar da indiscutível conquista alcançada com a busca da padronização dos níveis de conhecimento das línguas nas quatro habilidades (ouvir, ler, falar e escrever), é necessário que ocorra um alinhamento com as novas tecnologias digitais, abrangendo, inclusive, a atual perspectiva da multimodalidade.
Para a mensuração nos exames de proficiência, o CEFR surgiu como importante ferramenta para demonstrar o plurilinguismo dos alunos e profissionais, trazendo transparência, correspondência e clareza nas certificações.
O Hotcourses Brasil tem uma opção bastante útil em várias de suas páginas. É o botão " Mais informações ". Ele aparece em verde nos perfis das universidades no site, ao lado do botão "visite website". O recurso permite que você formule perguntas e tire as suas dúvidas diretamente com a universidade. O Hotcourses envia o seu email para a equipe responsável em atender aos
Peça ao seu filho para concluir nosso teste online rápido e gratuito para crianças ou nosso teste online para alunos com idade escolar.
De forma resumida, pode ser descrito como um padrão europeu, internacionalmente reconhecido, para descrever habilidades linguísticas ou a proficiência em um idioma.
Cada um desses três níveis se subdivide em outros dois (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). Dessa forma, pode-se chegar a uma estratificação mais precisa, perfazendo uma escala com um total de seis níveis.
Com a expansão da internet, na chamada Era Digital, o processo de globalização já iniciado foi acelerado de maneira exponencial, fazendo com que as barreiras geográficas fossem rompidas, dando origem a uma crescente liberdade de acesso a diferentes culturas e contextos sociais.
O The Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) foi elaborado pelo Conselho da Europa como forma de padronizar os níveis dos exames de idiomas em diferentes regiões. É amplamente utilizado no mundo inteiro e todos os exames de idiomas importantes são mapeados através do CEFR, de forma a facilitar o nivelamento do estudante ao fazer um teste como o TOEFL®, IELTS ou TOEIC®, por exemplo.
O risco de haver contradições ou falsos pareceres na identificação do alcance das metas, aumenta a relevância de vincular a finalidade deste quadro à precisão que a tecnologia pode oferecer.
O CEFR é uma maneira muito prática de mostrar como os alunos progridem nos níveis. Ele descreve as habilidades que os alunos podem fazer em cada nível. Veja alguns exemplos.
Aprender uma língua deixou há muito tempo de ser apenas a memorização de vocábulos e gramática. Assim, uma métrica para qualificar a proficiência deve considerar aspectos referentes à comunicação, à competência cultural e capacidades que caracterizam um determinado perfil.
Para atender a essa sociedade globalmente constituída, com a consequente internacionalização do conhecimento, intercâmbios entre instituições de ensino e pesquisa foram se multiplicando.
Se você estuda ou já estudou algum idioma, além do nativo, é muito provável que tenha ouvido falar do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – QCERL ou, em inglês, Common European Framework of Reference for Languages – CEFR.
Faça o download de nossas listas de vocabulário gratuitas para A2 Key for Schools e B1 Preliminary for Schools.
O CEFR não é usado apenas na Europa, mas em todo o mundo. É uma ferramenta prática que pode ser usada para organizar o conteúdo do estudo em aulas, currículos, recursos de aprendizagem e exames. Ao usar o CEFR, podemos ter certeza de que o material é adequado – ou seja, não muito fácil e não muito difícil.
Faça o download dos nossos livros de gravuras e palavras gratuitos Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers.
Exames de proficiência: é melhor se preparar no Brasil ou exterior?
Até aqui você aprendeu o que é e quais são os níveis de proficiência do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (the CEFR levels), veja agora como ele se aplica na atualidade.
Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês. Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o British Council (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas