A principal diferença entre a farinha de arroz branco e a farinha de arroz integral está exatamente na presença de fibras. Enquanto uma xícara de farinha de trigo fornece aproximadamente 5 gramas do nutriente, essa quantidade cai quase que pela metade na farinha de arroz branco: são somente 2,6 de fibras.
Como substituir a farinha de trigo na produção de pães?
Alimentos saudáveis para substituir o pão
Mas a boa notícia é que é possível substituir o pão por outros alimentos que se encaixam na dieta. Isso, é claro, de forma saudável e sem perder o prazer de tomar um café da manhã saboroso e bem preparado....7 alimentos para consumir em um café da manhã low carb
Ele é rico em gorduras, pois o ômega 3 é um tipo de gordura, se consumida em quantidades adequadas é benéfica para o organismo, porém calórica. O pão menos calórico dos pesquisados é o Light integral sem casca da Wickbold, ele tem 99 calorias em 50 g (3 fatias).
O trigo de centeio é muito mais compacto e possui um baixo teor de gordura. Também tem um alto teor de minerais e ácidos graxos saudáveis, como o ácido linoleico. Como o pão de aveia e o pão multigrãos, o pão de centeio fornece uma variedade de vitaminas B, fibras e carboidratos complexos de absorção lenta.
O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.
Além de gerar o ganho de peso, os pães podem até levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes. O pão branco é composto, basicamente, por farinha processada (carboidrato simples). No organismo, tem a ação semelhante a do açúcar, o que pode levar a resistência à insulina futuramente e ocasionar a diabetes.
De acordo com a nutricioista Ana Paula Souza, o pão integral e o light têm baixo índice de açúcar, uma média de 50 calorias por fatia. “O pão francês tem o dobro disso”, diz a especialista.
Importante: o pão integral possui mais benefícios em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade.
Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.
5 – Saciedade e controle de peso A porção recomendada é de 2 fatias de pão de forma por dia. Além de contribuir para a saciedade, os pães, especialmente os integrais, são compostos por fibras que ajudam no controle de peso e até na redução do colesterol.
A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:
Digo isso porque uma variação de até 2 kg durante o dia é completamente normal e não representa “engordar” e nem “emagrecer” de fato. Você pode pesar 3 kg a mais e ter emagrecido (caso estes quilos sejam de músculos), ou ver na balança 4 kg a menos e ter engordado (caso tenha perdido massa magra).
Para emagrecer sem engordar de novo, é aconselhado perder entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer 2 a 4 kg por mês. Assim, se tiver que emagrecer 8 kg, por exemplo, são necessários, no mínimo, 2 meses de dieta e atividade física orientada para emagrecer de forma saudável.