A especiação refere-se ao surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral. Esse processo, que envolve mecanismos de diferenciação genética que impedem a reprodução entre duas populações, pode ocorrer por vários fatores, entre eles, o isolamento geográfico e redução de fluxo gênico.
Para uma nova espécie a surgir, ou cruzamentos ou a produção de descendência fértil deve de alguma forma deixam entre membros de uma população reprodutora anteriormente com sucesso. Para que isso ocorra, as populações ou segmentos de uma população deve de alguma forma tornar-se isolado.
Subpopulações são definidas como grupos da população, separados geograficamente ou de outra forma, entre os quais há poucas trocas demográficas ou genéticas (geralmente um migrante ou gameta bem sucedido por ano ou menos).
O isolamento geográfico, então, é a separação física de organismos da mesma espécie por barreiras geográficas intransponíveis e que impedem o seu encontro e cruzamento. ... Esse impedimento faz com que ocorra uma quebra de fluxo gênico entre essas populações, o que leva ao surgimento de novas espécies.
Resposta: isso ocorre porque cada população sofrerá mutações genéticas aleatórias que podem , uma vez que suma a barreira geográfica. impedir o cruzamento das duas populações ou se cruzarem,gerar descendentes infértil.