Vanguardas Artísticas Europeias: Resumo
Verificado por especialistas. Olá! Podemos afirmar que a vanguarda europeia que age desta maneira de forma a representar a realidade em fragmentos instantâneos e simultâneos aparentemente caóticos é o cubismo.
Os artistas sentiram a necessidade de produzir obras que dialogassem com a realidade do momento atual: marcos como a Revolução Russa em 1917, que provocou uma gama de mudanças nas bases sociais e econômicas; o fim da Grande Guerra; a abolição da propriedade privada; o fim dos privilégios da nobreza; e a expansão e ...
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. Esse movimento literário representa a ruptura com padrões e a inovação. Em Portugal, seu marco inicial deu-se em 1915 com a publicação da Revista Orpheu.
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.
Contexto histórico da primeira fase modernista Esse contexto esteve marcada pelas oligarquias cafeeiras (São Paulo) e as oligarquias do leite (Minas Gerais). Nesse momento, as oligarquias dominavam a cena política se alternado no poder e impedindo a eleição de indivíduos de outros estados.