Os filósofos pré-socráticos são aqueles que vieram antes de Sócrates, ou seja, foram os primeiros filósofos. Eles começaram a sair da explicação mítica e passaram a usar a lógica para estudar a physis (natureza). Tales de Mileto foi o primeiro deles e acreditava na água como o princípio que movia o universo. Há ainda Demócrito, Parmênides e outros que falaremos neste artigo!
Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo pré-socrático. Ele era um comerciante e estudioso da região da Jônia, um conjunto de ilhas. Dizem que ele era muito bom em matemática, astronomia e estratégia e chegou até mesmo a prever um eclipse solar!
Anaxímenes era seguidor de Anaximandro, tendo nascido também em Mileto. Para ele, o princípio de todas as coisas estava no elemento do ar, pois considerava que a alma é fluída então o mundo teria um espírito fluido que também originou e conecta tudo.
É claro que a realidade é diferente, mas Zenão valoriza o exercício da lógica. Por mais que o pensamento estivesse errado por não corresponder aos fatos, pelo exercício da lógica é realmente possível chegar a essa conclusão!
Mas porque isso aconteceu nesse momento? Porque o mundo antigo era bem fechado nas suas próprias civilizações, mas alguns fatos novos para a época permitiu o florescimento cultural e o despertar de novas ideias:
O que Tales pretendia, portanto, ao perguntar qual o princípio de todas as coisas era algo análogo. Buscava um elemento fundamental do qual todas as coisas se originam e no qual todas se tornam no momento que deixam de existir. E qual sua resposta? Para Tales, esse elemento era a água. Ou seja, esse filósofo acreditava que todas as coisas eram geradas a partir da água.
Consagrou-se pelas descobertas como o Teorema de Tales, que faz cálculos simples e muito engenhosos, muito úteis na matemática e na arquitetura. Tales entrou para hitória do conhecimento pelas suas descobertas, pelo pioneirismo e sistematização do pensamento, inaugurando a estrada da Filosofia.
O vídeo do canal Conceito Ilustrado mostra uma visão ampla das teorias dos filósofos pré-socráticos e de seus principais objetivos, como a preocupação de explicar a natureza. Além disso, o vídeo traz o pensamento de filósofos pré-socráticos menos conhecidos, como Anaximandro, Anaxímenes e Anaxágoras. Assista para se aprodundar no assunto.
Para Empédocles seriam os quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar), para Anaxágoras seriam as “sementes” unidas ou separadas pelas forças naturais (amor e ódio). Para Leucipo e Demócrito, você já sabe: os átomos.
Parmênides era discípulo de Xenófanes, mas nasceu em Eléia. Ele é responsável por alguns conceitos famosos da filosofia, como aletheia (a verdade em si) e doxa (opinião).
A principal ideia dos filósofos pré-socráticos eram suas teorias sobre o princípio gerador do universo. Por isso, elas eram parecidas embora cada um tenha dado diferentes contribuições.
Nós estamos falando de pessoas que viveram na Grécia Antiga, entre os séculos VII a V a.C. Por isso, eles compõem o primeiro período da filosofia grega, o que aconteceu a mais ou menos 2600 anos atrás!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
– Tales de Mileto faz parte do grupo de pensadores denonimados de Filósofos da Natureza, pois o foco do pensamento estava em buscar a origem e o entendimento do Universo. Somene depois, com a chegada de Sócrates (469 a.C – 399 a.C), é que se abre na filosofia o campo de pensamento embasado no Ser Humano.
Ao estudar a origem da Filosofia você aprende que o primeiro pensador a buscar este caminho foi Tales de Mileto (624 a.C – 546 a.C.). Ele foi também matemático e astrônomo. Foi pioneiro em descrever o eclipse da Lua, e descobriu que ela era iluminada pela luz do Sol
Mitos geralmente fazem parte da tradição oral de uma cultura, mas conhecemos muito da mitologia Grega graças aos trabalhos de Homero e Hesíodo. O primeiro é autor da Ilíada e da Odisseia. O segundo, escreveu Os trabalhos e os dias e Teogonia. No último, narra a formação da terra e dos deuses.
Xenófanes nasceu em Cólofon e foi um dos fundadores da Escola Eleática. Sua teoria foi dedicada a combater o místico como forma de explicação e a ideia de antropomorfismo (atribuir características humanas aos animais e coisas).
Os primeiros filósofos gregos são frequentemente chamados de “filósofos da physis”, palavra de origem grega que significa fazer surgir, fazer brotar, fazer nascer, produzir, isto é, “filósofos da natureza”, porque se interessavam, sobretudo pela natureza e pelos processos naturais.
Da Escola Pluralista, pode-se destacar Empédocles, nascido em Agrigento, região da Sicília. O filósofo fundamentou sua teoria para explicar a essência do universo nos problemas postos por Parmênides e Heráclito, enquanto o primeiro defendia a imutabilidade, o segundo atestava para a necessidade do movimento. Empédocles, então, buscou a solução atribuindo a arché às raízes de substâncias inalteráveis, indestrutíveis e inalteráveis (terra, fogo, água e ar).
É claro que Parmênides sabia que das constantes transformações que ocorrem na natureza. Mas ele não conseguia harmonizar isto com aquilo que sua razão lhe dizia. E quando era forçado a decidir se confiava nos sentidos ou na razão, decidia-se pela razão.
Os filósofos não foram os primeiros a se perguntar qual a origem das coisas e tentar compreender os fenômenos da natureza. Antes de Tales e seus sucessores, esse papel cabia ao pensamento mitológico. Mitos de diferentes tipos explicavam a origem do mundo, os processos observados na natureza, o lugar ocupado pelo homem no conjunto do cosmos e muitas outras questões.
Os pré-socráticos também são conhecidos como filósofos da natureza, físicos ou naturalistas. A razão para serem chamados assim é o fato de terem se dedicado a compreender e explicar a natureza (physis), o mundo, o universo, todas as coisas. A pergunta básica que todos se colocaram é “de onde vem todas as coisas?”
Resumindo: Os filósofos pré-socráticos buscam um elemento, a arché, isto é, que é o começo de tudo, para explicar a própria natureza, por isso ficaram conhecidos como filósofos da physis, ou seja, filósofos da natureza.
Filósofos Pré Socráticos foram os que vieram antes de Sócrates, eram conhecidos também como naturalistas ou cosmológicos, procuravam a arché( princípio) das coisas olhando para a natureza. ... Nesse período tivemos muitos outros filósofos, como Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, Parmênides, entre outros.
Os pré socráticos buscavam saber as origens de todas as coisas, em especial a origem de todos o universo. Dentre exemplos de filósofos pré socráticos, pode-se citar: Tales de Mileto, Anaximandro e etc.
Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Seus seguidores ficaram conhecidos como 'Milesianos' e eram adeptos à filosofia, pautada em deuses antropomórficos (atribui-se aspectos humanos aos Deuses) e os fenômenos naturais.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.
Pitágoras
Tales de Mileto