Os fatos contábeis alteram o Patrimônio sob seus dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo. Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos.
Se houver a ocorrência de uma despesa ou de uma receita, além da alteração dos bens, direitos e obrigações, também haverá uma ocorrência do mesmo valor no Patrimônio Líquido. ... Por essa razão a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados fica no Patrimônio Líquido.
Para fazer o cálculo do patrimônio líquido, basta somar todos seus bens e subtrai-los por todas suas despesas. Por isso sua riqueza pode tanto ser maior quanto menor que o seu salário! Se você ainda não entendeu, considere o exemplo de alguns jogadores de futebol, que ganharam salários astronômicos e vieram à falência!
As mutações patrimoniais são compostas pelas movimentações de bens, ou seja, pelos aumentos e diminuições causados pela entrada e saída de bens.
Situação líquida negativa, desfavorável ou deficitária A empresa não tem recursos suficientes para liquidar todas as suas dívidas e uma parcela das suas obrigações não será paga.
Para o cálculo do patrimônio líquido, basta apenas subtrair dos ativos a quantidade de passivos: