Efeitos e eventos adversos:
Em crianças até 10 anos, em mais de 10% dos vacinados acontecem: perda de apetite; sonolência; choro persistente; irritabilidade; diarreia; vômitos; erupções na pele; sensibilidade no local da aplicação e ao movimentar o membro onde foi aplicada a vacina; reações locais (dor, calor, vermelhidão, inchaço).
A vacina contra a meningite B é um das mais reatogênicas. Foi verificado que a febre e reação (dor) no local usualmente duram de 24h a 48h. Normalmente, a febre começa nas primeiras 6 horas após aplicação.
Para as crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses aos 3 e 5 meses, além de reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Os adolescentes que não receberam a Vacina ACWY devem tomar duas doses com intervalo de cinco anos. Adultos devem tomar dose única.
Crianças: deve iniciar aos 3 meses de idade. Aplicar 2 ou 3 doses no primeiro ano de vida (dependendo da vacina utilizada), e reforços aos 12 meses, 5 e 11 anos de idade. Adolescentes, não vacinados anteriormente: aplicar 2 doses (intervalo de 5 anos). Adultos: dose única.
Como se proteger da Meningite bacteriana