A Filosofia é dividida por períodos a partir das semelhanças que os filósofos mantinham entre si. Um destes períodos é o da Filosofia Clássica, em que se destacaram três nomes: Sócrates, Platão e Aristóteles. Por serem importantes para a intelectualidade ocidental, suas teorias e obras são recorrentes no Enem e demais vestibulares. Por isso, apresentamos este artigo sobre Filosofia Clássica para te ajudar nas provas.
A segunda era a ordem antropológica. Nela, a cidade é vista como um espelho da alma humana bem ordenada e justa. Era esta a concepção de Sócrates que figura na obra A República, um diálogo protagonizado por ele, mas escrito por seu discípulo Platão.
Aristóteles era filho do médico Nicômaco, da cidade de Estagira. Por isso, é conhecido também como o estagirita. Ele foi aluno de Platão na Academia, mas discordava de seu mestre acerca da teoria das ideias.
Aposto que você já ouviu falar no mito da caverna. Este mito foi escrito por Platão no diálogo A República (Politeia, em grego), que tem Sócrates como protagonista.
Você sabe onde a Filosofia nasceu? Bem, de modo corrente, dizemos que ela surgiu na Grécia, no século VI a.C., com os pensadores conhecidos como pré-socráticos. O pensador apontado como fundador desta ciência foi Tales de Mileto.
Para Cícero ( filósofo romano do século I a.C.), foi Sócrates quem deixou a Filosofia ao alcance dos homens, ao introduzir as discussões filosóficas no seio das cidades.
Os povos antigos tinham duas formas de enxergar a vida social, ou política, por meio de duas ordens possíveis. Uma era a ordem cosmológica, em que a cidade deveria se adequar à ordem do universo, com seus ciclos e estações.
Outros autores apontaram como princípio variados elementos, como o fogo e o ar. Contudo, a forma de fazer Filosofia teve uma reviravolta com o surgimento de Sócrates. Ele manteve no centro das suas preocupações a pessoa humana, em vez dos demais seres.
Os livros que compõem o corpus aristotelicum tratam de diversos temas, desde a Física até a Política e a Ética. Aristóteles versou também sobre Literatura, Metafísica, Lógica e Retórica dentre outros temas.
Segundo essa teoria, a forma fundamental de realidade está nas ideias (ou formas) das coisas. Estas seriam abstratas e fixas, em contraposição às realidades aparentes, materiais e transitórias que são captadas pelos sentidos.
Aristóteles é conhecido como um filósofo empirista. Ou seja, ele baseava o conhecimento na experiência.
Até mesmo as árvores genealógicas e a fundação das cidades eram explicadas por meio de histórias. Mas, segundo o historiador Arnaldo Momigliano, essa forma de conhecimento passou a receber críticas de estudiosos, ao ponto de serem chamadas de ridículas por Hecateu, um historiador da cidade de Mileto.
O interesse desses indivíduos era responder a certas questões sobre a origem das coisas, mas sem recorrer às histórias mitológicas. Estas últimas eram a forma comum de explicar como o mundo, os deuses, as pessoas e as coisas surgiram.
Um dos conceitos mais importantes da filosofia aristotélica é o de Harmonia. As coisas têm uma ordem no mundo à qual devem se adequar. A política, por exemplo, tem sua base na harmonia entre os que mandam e os que são governados.
Os pré-socráticos se inserem neste momento. Eles buscaram indicar o princípio das coisas (em grego, arché), de modo racionalizado a partir das observações que faziam da natureza. Tales de Mileto afirmou que o princípio era a água, pois este era um elemento comum a todos os seres.
As obras de Aristóteles que chegaram até nós são 29. Elas foram escritas para seus alunos ou são aulas suas transcritas por eles. Seus textos de controvérsia pública se perderam.
Ele fez isso por meio do método socrático, conhecido como maiêutica. Este termo em grego significa realizar partos. No caso, os indivíduos estariam grávidos de ideias e Sócrates, através de perguntas, realizava os partos, trazendo o conhecimento.
Nesse livro, Sócrates debate com o sofista Trasímaco sobre a natureza da Justiça. Mas o texto não se refere a apenas isso. É um dos maiores diálogos platônicos e trata de diversos outros temas, como o próprio mito da caverna, sobre a teoria do conhecimento.
Suas produções refletem sobre o conhecimento em si mesmo, a vida política, a ética, organização das cidades, a alma humana etc.
Segundo Aristóteles, é possível conhecer as leis universais que regem a ordem do universo. Contudo, isso se estende ainda para a vida humana. A moral, a estética e a política são também governadas por algo que está além da vontade humana.
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
A Filosofia Moderna tem início com o Renascentismo e termina no Iluminismo, tendo como marcas principais a valorização da razão e o cientificismo. ... É corrente nos estudos historiográficos sobre a Filosofia separar a Filosofia Renascentista e o Iluminismo da Filosofia Moderna.
Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.
- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.