Ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20 Hz. Essa frequência não pode ser ouvida pelo ser humano, no entanto, existem alguns animais que emitem e ouvem sons nessas frequências, como o elefante, o cachorro e o morcego.
As ondas sonoras são ondas mecânicas que possuem frequência de vibração entre 20 e 20.
Leonardo DaVinci, em 1500, descobriu que o som viaja em ondas. Som Século XVII: Marin Mersenne, em 1640, fez a primeira medida da velocidade do som no ar. Robert Boyle, em 1660, descobriu que as ondas sonoras precisam de um meio material para viajar.
Quanto a direção de propagação as ondas são classificadas como unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Quanto a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais. As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais.
Resumo sobre classificação das ondas As ondas podem ter três naturezas distintas: mecânicas, eletromagnéticas e gravitacionais. As ondas podem propagar-se em uma, duas ou três direções do espaço, sendo classificadas, respectivamente, como ondas unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).