Por exemplo: uma massa originada em uma zona muito fria e úmida será igualmente fria e úmida. O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).
Existem diversas massas de ar que influenciam no clima do Brasil, a chegada de uma massa de ar pode fazer com que o tempo se encontre mais frio ou mais quente, ou até mesmo mais úmido ou mais seco, e isso influencia no tempo local e pode até mesmo causar problemas.
As frentes de ar são um dos principais fatores que alteram o clima de um determinado continente ou região. ... Quando uma massa de ar quente prevalece e faz com que uma massa de ar frio recue, formam-se as frentes quentes, que geralmente possuem elevadas temperaturas e bastante umidade.
Assim, existem 4 tipos de frente:
Uma frente é definida como a fronteira entre duas massas de ar de diferentes temperatura e densidade. ... Existem quatro tipos de frentes: a frente fria, a frente quente, a frente oclusa e frente estacionária. O tipo de frente depende da direcção do movimento da frente e das características das massas de ar.
O encontro entre duas massas de ar de temperaturas diferentes dá origem a uma frente, ou seja, a uma área de transição entre duas massas de ar. A frente pode ser fria ou quente.
Uma frente de ar é um fenômeno meteorológico causado pelo encontro de uma massa de ar frio com uma quente, e pode gerar instabilidades climáticas. ... A frente de ar pode gerar tempestades com trovoadas e muita chuva, algo que pode afetar o dia a dia de quem mora próximo ao encontro das frentes frias e quentes.