Quatro funções básicas do processo de Processos Gerenciais são:
A Teoria Neoclássica é identificada por algumas características marcantes: ênfase na prática da Administração, reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, ênfase nos princípios clássicos de administração, ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.
A direção é a função administrativa que conduz e coordena as pessoas na execução das atividades planejadas e organizadas. Corresponde a orientar e coordenar os trabalhos dos subordinados. Dirigir significa interpretar os objetivos e os planos para os outros e dar as instruções de como executá-los.
O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.
Papéis do Administrador: Interpessoais (representação, liderança e ligação), Informacionais (monitoramento, disseminação e porta-voz), Decisórios (empreendedor, solucionador de conflitos, alocador de recursos, negociador).
Confira as 7 habilidades do administrador