A estrutura do núcleo interfásico. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, que consiste em uma dupla membrana concêntrica oriunda de um domínio especializado do retículo endoplasmático (Fig. 2).
São constituídos de proteínas e DNA, responsável pela produção de RNA ribossômico, que constiuti os ribossomos no citoplasma. Durante a divisão celular, os nucléolos desaparecem e seus constituintes participam da formação dos ribossomos, distribuídos entre as células-filhas da divisão.
Núcleo interfásico é o núcleo de uma célula em interfase. Interfase é o período do ciclo de vida da célula em que ela não se está dividindo. A interfase é o período entre duas divisões celulares.
A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Citocinese é o processo de divisão do citoplasma. O processo de citocinese ocorre durante a anáfase e telófase, terminando após o fim da telófase. O ciclo celular apresenta mecanismos que controlam seus processos.
Metáfase da mitose os cromossomos alinham-se um a um no centro da célula (como se fosse uma fila indiana). Já na Metáfase I da Meiose os cromossomos alinham-se aos pares (pares homólogos) no centro da célula. Em ambos os casos forma-se a placa equatorial.
A principal diferença é que na metáfase 1 há o emparelhamento dos cromossomos homólogos,isto é, no fuso há 2 pares de cada cromossomo. Já na metáfase 2 há o emparelhamento das cromátides irmãs que constituem o mesmo cromossomo.
Metáfase II: os cromossomos estão posicionados na placa metafásica. Anáfase II: as cromátides irmãs separam-se e movem-se em direção aos polos. Telófase II: o núcleo forma-se novamente com a reorganização do envoltório nuclear. Os cromossomos começam a se descondensar.
Anáfase I: os homólogos se separam e vão para extremidades opostas da célula. As cromátides-irmãs permanecem juntas. Telófase I: as células recém-formadas são haploides, n=2. Cada cromossomo ainda tem duas cromátides-irmãs, mas as cromátides de cada cromossomo não são mais idênticas entre si.