O abscesso é uma pequena elevação da pele caracterizada pela presença de pus, vermelhidão e aumento da temperatura local. Normalmente o abscesso é causado por infecção bacteriana e pode surgir em qualquer parte do corpo.
Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.
A drenagem percutânea do abscesso consiste em inserir um fino dreno de silicone por meio da pele. Por técnicas radiointervencionistas, estes drenos são avançados por dentro do corpo, sob visualização por meio da ultrassonografia ou da tomografia computadorizada.
Depende do procedimento e da dor que estava antes. Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem. Lembre-se de manter a região sempre bem limpa para evitar reinfecções. Se o inchaço e a coleção de pus forem grandes, o ideal é que a drenagem seja feita por um médico.