EQST

Quais As Diferenças Da Administraço Patrimonialista E Burocrtica?

Quais as diferenças da administração patrimonialista e burocrática?

No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.

O que é um estado patrimonialista?

O patrimonialismo é um conceito desenvolvido por Max Weber que se refere à característica de um Estado sem distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum em praticamente todos os absolutismos. ... Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.

Quais as características da administração pública patrimonialista?

Um estilo de administração do Estado denominado patrimonialismo. Este modelo de administração, típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado.

Como funciona a administração pública?

Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. A administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O que é um estado burocrático?

O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos. As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.

O que é um governo burocrático?

De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Quais são os princípios da burocracia?

139), os princípios básicos da burocracia são os seguintes: A existência de funções definidas e competências rigorosamente determinadas por leis ou regulamentos. ... Portadores de diplomas legalmente estabelecidos têm o mesmo direito de concorrer para o exercício de um determinado cargo.

Para que serve a burocracia?

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Weber não considerou a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder.

Qual é o significado da palavra burocracia?

Significado de Burocracia Sistema administrativo do serviço público que, baseado num regulamento fixo, define a organização dos serviços e tarefas feitas por funcionários cujas funções hierárquicas (ordem de prioridade) estão bem demarcadas. ... Etimologia (origem da palavra burocracia). Do francês bureaucratie.

Por que a burocracia existe?

Não há nada mais irritante e sinônimo de ineficiência do que a burocracia. A burocracia representou um enorme avanço na administração pública na medida em que afastou o patrimonialismo e permitiu a ascensão de uma equipe técnica encarregada de gerir os serviços públicos. ...

Em que tipo de contexto surgiu a burocracia?

A palavra burocracia vem do francês “bureau”, que significa escritório, e do grego “krátos”, que quer dizer poder ou regra. A criação do termo é atribuída a Jacques Claude Marie Vincent, um funcionário do governo francês no século XVIII. ... Ele falava que era uma quarta forma de governo, por isso a chamava assim.

Qual é a visão de Weber sobre a burocracia?

Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.

Quais são as principais características da teoria da burocracia de Max Weber?

Segundo Weber, porém, a burocracia torna a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez, racionalidade, homogeneidade na interpretação das normas, redução dos atritos ou discriminações e padronização (decisões iguais em situações iguais).

O que é racionalização do poder?

Entende-se por racionalização do poderuma forma extremada de constitucionalismo, que consiste na tentativa de utilizar mecanismos jurídicos, elaborados pelos teóricos do Direito, no sentido de incorporá-los às Constituições, enquadrando completamente a vida política da nação nessa espécie de documento legal.

O que significa o processo de racionalização para Max Weber?

O processo de racionalização ao qual Weber refere-se está relacionado com as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo. ... A racionalidade formal está relacionada com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e econômico das sociedades modernas.

Qual a importância da racionalização?

A racionalização dos processos tem se mostrado como uma solução para a melhoria contínua das operações de uma empresa, pois alia qualidade dos produtos ofertados com a redução dos custos de produção e conseqüentemente aumento do lucro.

Como explicar a racionalidade na visão de weberiana?

O conceito de racionalidade em Weber é inseparável do contexto da ação social. Para ele, o indivíduo - unidade básica da sociedade - existe (é) na relação com o outro. Por esta razão, é pelos valores que as relações sociais devem ser entendidas.

O que é a racionalização em relação à ciência?

A racionalização pode ser entendida como a ação do ser humano que se torna racionalizada, uma vez que este pode fazer uso dos meios técnicos da ciência para realizar suas ações, e sua ação se torna efetiva, uma vez que ele racionaliza seus próprios passos, usando dos meios técnicos que tem a disposição, como a ...

Qual a relação entre a racionalização e o desencantamento do mundo?

Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, ...

O que é racionalidade dentro de um sistema de produção?

As formas racionais, como o próprio nome sugere, indica uma organização onde o comando é centralizado e ditador. O objetivo da empresa é uno e determinado. A necessidade de manter a ordem e o padrão das tarefas exercidas é vital para sobrevivência da empresa e a conquista desse objetivo.

Como Weber define a relação ciência e valores nos seus conceitos?

Para Weber, porém, se à ciência não cabe emitir juízos de valor, também é preciso lidar com o fato de que os valores são seu objeto e um dos objetivos da revista da qual acabara de assumir a direção, era o de realizar uma "crítica científica" dos ideais e dos juízos de valores.