Soja: Conheça três doenças de final de ciclo
Quando as raízes começam a sair do vaso, está na hora de transferi-las para um maior. Para isso, a planta deve estar no período de dormência –um mês depois de todas as flores caírem. Veja abaixo três passos para fazer o replantio.
O controle da podridão negra é feito por práticas de manejo, que incluem rotação de culturas, remoção de resíduos de brássicas, eliminação de plantas daninhas, tratamento de sementes, emprego de sementes livres de Xcc e uso de cultivares resistentes.
Extrato de própolis para tratar manchas de fungos em suculentas e orquídeas. Aplicar sempre ao entardecer ou na sombra. No dia seguinte o álcool já terá sido evaporado e sobrará apenas o própolis na planta. Ela não sofrerá nenhuma queimadura.
A podridão negra é a bacteriose de maior importância econômica das brássicas em geral. Este patógeno tem ampla distribuição, podendo causar perdas totais em cultivares susceptíveis e condições favoráveis ao patógeno. Esta doença ocorre em praticamente todas as espécies de brássicas.
Basicamente, quando a orquídea está tomando muito sol, as folhas dela vão se tornando amareladas, até chegar a ficar branca ou marrom. Então após isso, a folha fica preta. O recomendado nesse caso é que você mude sua orquídea de lugar, colocando-a em locais com mais sombra.
Como o agente tem a capacidade de destruir os pectatos de cálcio presentes nas folhas, uma adubação com um adicional de Ca pode ajudar. Depois de arrancada as partes afetadas, o restante da planta pode ser pulverizada com sulfato de cobre ou tetraciclina (como forma de proteger o que não foi atingido).
O desenvolvimento da podridão mole bacteriana é favorecido por condições frescas e úmidas, incluindo o clima nebuloso. Os sintomas geralmente aparecem logo após períodos de chuvas. ² A condensação de água nas folhas durante a formação de orvalho também cria as condições necessárias para a infecção.
O própolis é indicado quando você precisa fazer um corte e não tem tempo para deixar a planta cicatrizar – quando se está criando um arranjo, por exemplo. Uma gotinhas de própolis é mais que suficiente para evitar que o caule seja atacado por fungos ou bactérias.
Como usar o própolis O própolis pode ser usado de diferentes formas: aplicado diretamente sobre a pele; na água para fazer inalações com o vapor; no gargarejo ou pode ser tomado puro ou diluído em água ou chá.
A canela é um cicatrizante muito eficiente; A canela acelera o desenvolvimento de novas células. Pode-se usar a canela em pó logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotação e, ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos; Parcimônia neste tipo de uso!
O melhor controle é preventivo: você pode separar essa Vanda das outras plantas, lavar as raízes em 1 litro de água com 3 ml de água sanitária e deixá-la secando por uns dois ou três dias.
Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.