Peixe-elétrico é o nome genérico que se dá a diversas espécies de peixes que dão choque — ou seja, emitem descargas elétricas. O peixe-elétrico possui uma camada de células, localizadas perto da cauda, que produzem energia elétrica. Ele usa a eletricidade para atordoar ou paralisar suas presas antes de comê-las.
Embora pareça uma enguia, o poraquê é um peixe aparentado com a carpa e o bagre. Ao contrário destes, porém, ele captura suas presas utilizando descargas elétricas. As descargas elétricas podem chegar à tensão elétrica de 1500 volts, com uma corrente elétrica de até três ampères.
poraquê
Choque cavalar Isso acontece por meio da entrada e saída de íons, com cargas positivas e negativas, nas células. Esse fenômeno torna o poraquê capaz de matar um cavalo, com um choque de mais de 500 volts. Segundo diversos estudos realizados pelo INPA, esse peixe é capaz de produzir até 1500 volts.
O peixe elétrico gera eletricidade através dos órgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo. Derivam de tecidos musculares, modificados que, em vez de contrair, como fazem os músculos, liberam energia para o meio ambiente.
“Uma enguia é como se fosse uma bateria imersa na água. Quando ela tenta eletrocutar algo ao seu redor, seu choque se propaga rapidamente pelo meio – o que é ótimo quando você está tentando matar um peixe, por exemplo”, explica Catania no vídeo.
O Poraquê (Electrophorus electricus) é uma espécie de peixe que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilos. É uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de trezentos volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 860 volts a cerca de três ampères.
Sim e não! Na verdade o peixe-elétrico libera uma descarga elétrica após armazenar esta energia dentro de algumas milhares de células especializadas chamada de ELETRÓCITOS, que funcionam na verdade como se fosse uma pilha, estando dispostos em série gerando e armazenando energia elétrica.
Mas, apesar da fama, existem alguns peixes que você não pode comer de jeito nenhum. ... O alerta aponta que o peixe-gato, conhecido como bagre, contém hormônios, enguia, cavalinha, peixe-batata, badejo e atum contêm mercúrio, tilápia possui muita gordura e que panga e pâmpano-manteiga são de águas contaminadas.
7 tipos de peixes saborosos que devemos provar
As arraias são muito comestíveis. O método de cozimento comum de arraia em Cingapura e na Malásia é grelhar em fogo feito com carvão e servir com molho de soja ou sambal picante. ... Entretanto, as arraias podem ser preparadas de diversas outras maneiras – e várias culinárias exploram esse peixe ao redor do mundo.
As moreias e moreões são carnívoros, alimentando-se principalmente de peixes mais pequenos, polvos, lulas, chocos e crustáceos. Entre os poucos predadores que caçam moreias estão os meros, as barracudas e as serpentes marinhas do grupo Hydrophiidae.
Significado de Moreia substantivo feminino Gênero de peixes dos fundos rochosos das costas mediterrâneas, de corpo alongado como a enguia, muito vorazes, cujas mordidas são perigosas, mas cuja carne era muito apreciada pelos romanos.
"E justamente a floração é a principal diferença entre a moreia amarela e a branca: apesar de poderem dar flores ao longo do ano todo, a moreia amarela costuma florescer com maior intensidade durante a primavera e o verão. Já com a moreia branca, a floração costuma acontecer durante o outono e o inverno".
O peixe de água doce chamado Mussum é conhecido popularmente como Enguia-do-Pântano e Cobra-D´Água. Synbranchus marmoratus.
A piramboia é um peixe muito interessante! Ela é capaz de abandonar sua respiração branquial e respirar por meio de sua bexiga natatória, por isso, esse animal é também chamado de peixe pulmonado.
- ovíparos: os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe, dentro do ovo que contem os nutrientes necessários. Mais de 90% dos peixes pertencem a essa categoria. - vivíparos: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe recebendo diretamente dela os nutrientes necessários.
A seguir destacaremos as principais diferenças entre um peixe cartilaginoso e um peixe ósseo. ... Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.
Nos ovovivíparos o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno. ... Diferem dos animais vivíparos que o embrião é alimentado através da placenta e depende da mãe para se desenvolver e dos ovíparos, cujos ovos garantem a nutrição dos embriões e são depositados no meio externo.
Os animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferentemente do animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.