EQST

O Que Uma Posse Injusta?

O que é uma posse injusta?

O artigo 1.

É justa a posse que não for violenta clandestina ou precária a posse precária e a que se origina do abuso de confiança daquele que recebeu a coisa para restituir e se recusa a Fazê-lo?

É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. A posse precária é a que se origina do abuso de confiança daquele que recebeu a coisa, para restituir, e se recusa a fazê-lo. IV. Salvo prova em contrário, entende-se manter a posse o mesmo caráter com que foi adquirida.

É possível a posse justa ser de má fé?

Um possuidor de boa- pode ter posse injusta. ... Também é perfeitamente possível que alguém possua de -, sem que tenha obtido a posse de forma violenta, clandestina ou precária” (VENOSA, 2011, p. 74).

O que é posse precária do imóvel?

Quando alguém tem o controle material de uma coisa com a obrigação de devolvê-la ao proprietário ou possuidor legítimo e não o faz, pratica abuso de confiança, caracterizando-se a posse precária, isto é, a posse sem animus domini.

Porque a posse precária não se convalesce?

O período de posse precária NÃO poderá ser considerado para fins de verificação do cumprimento do requisito temporal dessa modalidade de usucapião . A posse precária não convalesce jamais porque a precariedade não cessa nunca"(Silvio Rodrigues, in Direito Civil, vol. 5, Saravia, 1991, 19ª ed., pág.

O que é posse clandestina ou precária?

Posse clandestina é aquela que ocorre às escuras, onde o proprietário ou possuidor não toma conhecimento imediato. Já a posse precária é aquela que ocorre quando alguém se aproveita de uma relação de confiança, deixando de devolver a coisa ou se negando a fazê-lo.

O que é convalescer no direito civil?

Ficar o fato jurídico sanado, por convalidação, do vício que o infirmara.

O que é ato de convalescer?

1. Reaver, de forma progressiva, o vigor e o ânimo - geralmente abalados por alguma doença; restabelecer ou restabelecer-se; melhorar.

O que é convalidação da posse?

Nos atos violentos e clandestinos a convalidação ocorre quando depois que o esbulhador toma a posse do esbulhado passa a exerce-la de forma pública e desvigiada , é nessa situação que os atos injustos cessam porque o exercício do esbulhador passa ou pode ser de conhecimento do esbulhado e este não contesta sua coisa ou ...

É possível a convalidação dos vícios da posse?

2ª corrente (moderna – Flávio Tartuce) - Para essa corrente, qualquer posse injusta pode ser convalidada, após a cessão dos atos (de violência/clandestinidade). A posse precária também pode ser convalidada, desde que haja alteração substancial na causa (ex.: locatário que se nega a devolver).

Quais são os tipos de posse?

A posse natural é aquela decorrente de poderes de fato, material e efetiva sobre a coisa. A posse civil ou jurídica é aquela que se adquire por força da lei, pelo título (escritura pública).

Quais as espécies de posse de má fé?

Lembrando que os vícios sobre a posse são: violência, clandestinidade, precariedade. ... Posse de má-fé; situação em que o possuidor conhece essas circunstâncias e ainda assim, insiste na posse.

Quais são as classificações da posse?

1.

Qual a diferença entre a posse justa e a posse de Boa-fé?

É aquela em que o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que lhe impede a aquisição da coisa, ou do direito, possuído. O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção.

Quais os elementos da posse justa?

Assim, posse justa é aquela que não apresenta nenhum dos vícios citados na lei, sendo, pois, um conceito negativo. A lei fala que justa é a posse que não for violenta, clandestina e precária, e dessa forma, a contrario sensu, deverá ser mansa, pacífica e notória. Nesse sentido define o art.

O que é a posse indireta?

A posse direta seria a de quem exerce o poder de uso (poder de fato sobre a coisa). ... A posse indireta é aquela exercida por quem detém todos os outros direitos, a não ser o de uso (já que esse é exercido em nome do possuidor direto).

Quem aluga tem a posse?

No caso concreto, no contrato de locação, o locador (dono do imóvel que cede para quem lhe paga o preço) tem a posse indireta, enquanto o locatário (aquele que fica na coisa, e paga o aluguel) tem a posse direta.

Quem são os possuidores direto?

A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

O que se entende por posse plena?

A Propriedade é plena quando o proprietário possui os três poderes nas mãos usar, gozar e dispor, um exemplo de propriedade limitada é o usufruto. São duas pessoas exercendo o direito: o usufrutuário tem o direito de usar e gozar da coisa e o nu-proprietário que só tem o direito de dispor da coisa.

O que é turbação?

É a conduta que impede ou atenta contra o exercício da posse por seu legítimo possuidor, podendo ser positiva, quando o agente de fato invade o imóvel e o ocupa, não importando se de forma parcial ou total, ou negativa, quando o agente impede que o real possuidor se utilize de seu bem como, por exemplo, fazendo ...

O que é o Constituto possessório?

(EMAGIS) O “constituto possessório” ocorre quando o possuidor possuía a coisa em nome alheio e passa a possuir em nome próprio. Exemplo mais comum é o do locatário que compra o imóvel, passando a possuir o bem na condição de proprietário.

O que é posse de Boa-fé e má fé?

A posse é de - quando aquele que a está exercendo sabia ou não ignorava o vício, ou o obstáculo que impedia a aquisição da coisa. ... A posse boa- pode vir a se tornar de - quando as circunstâncias fazem presumir que o possuidor passou a não mais ignorar que possui indevidamente.

Qual teoria da posse foi adotada pelo Código Civil?

Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering, pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela. Exige-se tão somente a conduta de proprietário.

Qual a importância prática de se fazer a distinção entre as posses de boa fé e de Má-fé?

Quanto aos frutos advindos da coisa possuída, a boa- confere ao possuidor o direito aos frutos percebidos e a indenização das despesas de produção e custeio dos frutos pendentes e colhidos antecipadamente, enquanto a posse de - autoriza tão somente a reparação das despesas de produção e custeio.

O que gera a presunção de Boa-fé da posse?

É de boa- a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção.

O que é ter posse de um imóvel?

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.