Ligação peptídica • Os aminoácidos são unidos covalentemente por ligações peptídicas, as quais são ligações amida entre o grupo α-carboxila de um aminoácido com o grupo α-amino de outro. A ligação peptídica tem um caráter de dupla ligação parcial, é mais curta do que a ligação simples e é rígida e planar.
Os peptídeos são cadeias de aminoácidos unidos por meio de ligações peptídicas, em que o grupo carboxila de um aminoácido liga-se ao grupo amino de outro. Quando dois aminoácidos ligam-se, temos um dipeptídeo. ... Muitos aminoácidos ligados formam os chamados de polipeptídeos.
Enquanto muitas proteínas são formadas por uma única cadeia polipeptídica. Outras, são constituídas por mais de uma cadeia polipeptídica. A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.
Todo aminoácido pode contar com mais de dois grupos funcionais, porém dois sempre existirão em sua estrutura. O grupo amino (-), e o grupo carboxila (-COOH), que caracterizam, respectivamente, as funções amina e ácido carboxílico.
De modo geral, as plantas são capazes de sintetizar 20 aminoácidos essenciais para sua sobrevivência....Um exemplo prático, são os aminoácidos fabricados a partir da fermentação de derivados da cana-de-açúcar como: