Conhecer o tipo sanguíneo dos pacientes é fundamental em casos de transfusão de sangue, pois transfusões erradas podem causar até mesmo a morte do receptor. O maior problema da transfusão incorreta está no fato de que: a) a aglutinina do receptor pode causar a destruição das hemácias do doador.
Alternativa “a”. (UFG) É necessário o conhecimento do tipo sanguíneo, em caso de transfusão. Em relação ao sistema ABO, indique as proposições corretas: a) ( ) Indivíduos do grupo sanguíneo O podem doar sangue para pessoas do seu próprio tipo sanguíneo e para os demais.
Pessoas com sangue do tipo B (que apresentam aglutinina anti-A no plasma sanguíneo) podem receber sangue do tipo B e do tipo O, mas não podem nunca receber sangue do tipo A e AB....Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas.
Resposta. O paciente de sangue tipo B tem anti-A no seu sangue, assim que o sangue tipo A entrar na sua corrente sanguínea vai coagular o seu sangue levando a morte em casos extremos.
Assim sendo, um indivíduo de sangue A com anticorpos anti-B, ao receber sangue com hemácias B, de aglutinogênio B, vai atacá-las entendendo-as como corpos estranhos e iniciar uma reação em cadeia em toda a corrente sanguínea que levará o indivíduo à morte.
Verificado por especialistas. A principal característica do tipo sanguíneo A pode ser encontrada na alternativa c) de aglutinina anti-B. Sobre os tipos sanguíneos do sistema ABO temos que como o sangue em questão é do tipo A, nele haverá a presença de aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma.
Se uma pessoa do grupo A doar sangue para uma pessoa do grupo B, ocorrerá aglomeração dos glóbulos vermelhos, formando coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos, podendo provocar a morte do paciente.
Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.
Quando há incompatibilidade sanguínea devido ao fator Rh, há sensibilização na mãe, pois o sangue dela reconhece o bebê como um “intruso” e começa a criar anticorpos contra ele....Tabela de cruzamento entre tipos sanguíneos ABO.
Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.