Estamos livres de uma série de desgraças como terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismo e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra.
Enchentes, inundações, deslizamentos de encostas e morros são exemplos de desastres tidos como naturais e que geram, muitas vezes, consequências tão ou mais gravosas do que os desastres de maior magnitude.
Um desastre natural ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como um sismo, desabamento, furacão, inundação, incêndio ou algum dos outros fenômenos naturais listados abaixo) provoca diretamente ou indiretamente danos à propriedade,ou faz um grande número de vítimas, ou ambas.
Chuvas intensas que caíram na região serrana do Rio de Janeiro provocaram o pior deslizamento da história do Brasil. Até o último dia 18 de janeiro, o número de mortos chegava a 710 em quatro cidades.
IBGE - Desastres naturais atingiram 40,9% dos municípios do país nos últimos anos. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que 40,9% dos municípios brasileiros sofreram, nos últimos cinco anos, pelo menos um desastre natural.
Com 152 milhões de afetados em 1.
Principais desastres ambientais no Brasil
O ranking do IBGE coloca o Sudeste em primeiro lugar em quantidade de pontos com ameaça: 17.
As ameaças entendidas como inundação, enchente, deslizamento de terra, etc. podem contribuir para a ocorrência e a severidade dos desastres, mas a vulnerabilidade humana, resultante da pobreza e da desigualdade social, potencializa os riscos.
Tsunami de lama tóxica: o maior desastre ambiental do Brasil.
Os desastres humanos são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como acidentes de trânsito, incêndios industriais, contaminação de rios, entre outros.
Enchentes, boate Kiss, Brumadinho: em um dia, novo recorde de mortos por covid supera todas as maiores tragédias do Brasil. No rol das grandes tragédias que marcaram a história do Brasil, a pandemia de covid-19 já lidera a lista com o maior número de óbitos.
Pressão que a sociedade exerce sobre o ambiente: quando água e ambiente estão em perigo devido às ações humanas. Estes impactos são decorrência da falta de controle dos impactos e o complexo impacto das atividades humanas.
São eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, onde esses eventos podem ser diferenciados em função da origem. Os desastres ambientais são classificados como humanos ou naturais.
Estas situações incluem incêndios, explosões, fugas ou descargas de substâncias perigosas que podem causar a morte ou lesões a um grande número de pessoas.
Relativamente comum, trata-se de ocorrências ligadas a eventos extremos atmosféricos. Alguns exemplos são os furacões, vendavais, tempestades e tufões. Podemos dizer que todo desastre meteorológico é um desastre natural, mas o inverso não é verdadeiro.
Desastre (do grego, "má estrela") é um evento de causa natural e/ou tecnológica que afeta a normalidade do funcionamento social e, por extensão, provoca danos e prejuízos à sociedade, afetando a economia, ecossistemas, estrutura básica e desenvolvimento humano.
Desastres ambientais são eventos que afetam negativamente uma sociedade ou ecossistema em algum nível. ... Além disso, há aqueles desastres ambientais que foram causados direta ou indiretamente pela presença humana. Exemplo deles é: rompimento de barragens, acidentes em usinas nucleares, vazamento óleo no mar.
A Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) é descrita no terceiro capítulo. Ela é fundamental para a uniformização das definições de desastres, servindo de grande contribuição para entidades e profissionais da área em todo o território nacional.
Conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.
Como citado anteriormente, as ações de proteção e defesa civil compreendem cinco aspectos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A gestão de desastre compreende o planejamento, a coordenação e a execução das ações de resposta e de recuperação.
A DEFESA CIVIL é o órgão responsável por prevenir e socorrer pessoas das situações de desastres. ... Mas quando o desastre acontece sem cuidados prévios, a DEFESA CIVIL age prontamente socorrendo e minimizando os efeitos causados as pessoas e ao meio ambiente até a completa estabilização da normalidade.
A Defesa Civil pode – deve – ser chamada, ou informada, sempre que puder evitar ou minimizar as possibilidades ou conseqüências de ocorrência de acidentes ou desastres, naturais ou tecnológicos, em situações repentinas ou não rotineiras, geralmente de emergência, tais como: Alagamentos. Inundações. Desabamentos.
Primeiramente, você pode entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199, em todo o território nacional. Através dele, você pode denunciar situações de risco e possíveis locais de tragédia, além de pedir por informações sobre medidas preventivas.
VISTORIA TÉCNICA DA DEFESA CIVIL - TELEFONE 199 Solicitação de vistoria técnica em imóveis com risco de deslizamento, desabamento, e atendimento de emergência.
As ações de Defesa Civil, com a função básica de proteger a vida, por meio de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil. Um dos problemas mais sérios para a organização dos trabalhos de prevenção e combate as calamidades é obter a participação da comunidade.