O nado livre (Crawl) é considerado o mais rápido e eficiente dos quatro estilos primários. Ele requer que você chute com os pés enquanto progride para frente com braçadas alternadas. Para aperfeiçoar essa técnica, entretanto, é necessário bastante treino e dedicação, certo? Certo.
O nadador tem que quebrar a superfície d'água nos 15 metros durante a saída e viradas e depois disso durante TODO O TEMPO até a próxima virada ou chegada alguma parte do corpo tem que quebrar a superfície d'água; Alguma parte do corpo tem que tocar a parede nas viradas e na chegada.
Nos Jogos Olímpicos, as provas individuais podem ser de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1.
O medley é a junção dos quatro estilos da natação: crawl, costas, peito e borboleta (clique em cada estilo para ver mais detalhes). As provas podem ser disputadas tanto individualmente ou em revezamento masculino, feminino ou misto.
As provas são disputadas na piscina de 50m, e as provas individuais são: disputadas são 50 e 100 metros nado livre, 100 metros nado costas e peito, 100 metros nado borboleta e 200 metros nado “medley”. No estilo revezamento as provas são 4 x 100 metros nado livre e 4 x 100 metros com quatro estilos.
Essa manobra conviveu com a técnica do nado peito por quase 20 anos até que, em 1948, um nadador húngaro a transformou no nado borboleta, reconhecido oficialmente pela Federação Internacional em 1953 como um estilo da natação.
Sydney Cavill
Praticada na Grécia Antiga e pelos romanos, entre outros povos, a natação, embora popular, demorou muito para se transformar em uma competição organizada, tendo seus estilos se desenvolvido de diferentes formas ao longo da história. Um dos primeiros registros data de 1696, quando o francês M.
Em geral, a natação tem ótimos ganhos cardiorrespiratórios. O nado Borboleta pode ser destacado nesse sentido por ter um trabalho de respiração ligado a força. Os exercícios respiratórios contribuem para o tratamento de doenças como asma e bronquite.
- As articulações não são prejudicadas, porque é um esporte sem impacto e ainda exercita os tendões e ligamentos; - Melhora a coordenação motora; - Ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo, principalmente braços, costas e peitoral.
As três mais comuns lesões na natação
Contraindicações da natação A atividade física costuma ser recomendada para todos os tipos de pessoas, por isso não tem muitas contraindicações. No entanto, durante as crises de doenças como infecções pulmonares, rinites, sinusites, faringites é melhor evitar esportes aquáticos, entre eles a natação.
Nenhum esporte faz crescer diretamente. Entretanto, a natação é o esporte que mais estimula o hormônio (GH/IGF-1). ... Este esporte ajuda o corpo a funcionar melhor, consequentemente acontece um melhor aproveitamento de suas potencialidades, entre elas a estatura.
Sim, a natação usa mais músculos do que o futebol. – Apesar de trabalhar todos os músculos do corpo, a natação não alarga os ombros. Ela apenas ressalta a musculatura da região e, caso você já tenha ombros largos, eles se tornarão mais aparentes.