Terceiro mundo é termo usado aos paises subdesenvolvidos ou emergentes, que foi criado na guerra fria onde os capitalistas desenvolvidos eram o primeiro mundo os socialistas o segundo e os capitalistas subdesenvolvidos o terceiro, porem esse termo nao é mais usado por causa da dissolução da união soviética.
Segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, são considerados países de Primeiro Mundo: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, ...
É, na verdade, um país com grande quantidade de pobres. A principal causa de nossa pobreza é o excesso de desigualdade social. ... Segundo estimativas do IPEA, se a desigualdade de renda fosse compatível com a renda per capita e a capacidade de geração de recursos no Brasil, o número de pobres seria 60% menor.
Um país é considerado menos desenvolvido quando o seu índice está abaixo de 0,555. ... Esse indicador equivale à soma de todos os valores de bens e serviços produzidos em um país dividida pela sua população.
Essa condição não é estável, pois países ricos atraem pobres. Um país rico e sem pobreza até é possível, mas somente se o mundo todo enriquecer ao mesmo tempo ou se impedirmos migrações erguendo muros e cercas nas fronteiras.
A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de fatores: Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático. ... Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.
A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos as mudanças tecnológicas.