Resposta: Espaço cênico é o espaço definido em função de uma encenação teatral. Ele é o espaço próprio aos atores. Ao ser definido, o espaço cênico deverá conter todos os itens necessários para o desenvolvimento do espetáculo em questão: a boca de cena, o proscênio, as coxias, etc...
A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à leitura, ao desenvolvimento da linguagem, é um passaporte para a escrita, desperta o senso crítico e principalmente faz a criança sonhar. ... Antes mesmo do surgimento da escrita, todo o conhecimento era transmitido através da fala.
Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. ... Contar histórias para as crianças também auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da percepção de símbolos.
Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
A contação de histórias vai muito além de um agrado para a criança antes de dormir. Esse ato traz inúmeros benefícios como, por exemplo, introduzir o gosto pela literatura e desenvolver o sentido da audição. Contar histórias também é uma prática pedagógica eficiente e está presente nas melhores escolas infantis.
A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos.
Envolva as crianças na história, dialogue com eles Perguntar o que elas estão achando da história, ou que o que acham que a “personagem tal” deve fazer, se eles acham certo ou errado aquela atitude, tudo isto é envolve-los na história e trabalhar o senso comum e o raciocínio lógico da criança.
Os contos de fadas ensinam também as crianças a enfrentarem sentimentos de perda e angústia. ... Enquanto divertem as crianças, os contos trabalham o lado emocional das mesmas, favorecendo o desenvolvimento de suas personalidades, pois tratam vários problemas de forma prazerosa e aceitável.
Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, além de desenvolver nelas o gosto que as atrairão para a leitura quando mais velhos.
O objetivo da história é entender o processo pelo qual os seres humanos passaram até chegar ao estágio atual de suas vidas. A história não é capaz de ajudar a transformá-la, mas através da análise dos processos históricos anteriores, é possível evitar alguns acontecimentos, melhorando assim a situação.
Reconto é a reconstrução oral de um texto já existente. ... A capacidade de recontar é influenciada pelas experiências letradas das pessoas, seu contato com livros e leitores, sua exposição à escrita e à atividade de compor textos – tanto orais quanto escritos.
Significado de Recontar verbo transitivo Contar, computar de novo: contou e recontou o dinheiro.
Solicite que os/as alunos/as tragam de casa diferentes contos. Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito.
A) Marcas da oralidade, criação de episódios, ordem cronológica.
Articule a lição.
Envolva as crianças na história, dialogue com eles Perguntar o que elas estão achando da história, ou que o que acham que a “personagem tal” deve fazer, se eles acham certo ou errado aquela atitude, tudo isto é envolve-los na história e trabalhar o senso comum e o raciocínio lógico da criança.
Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças. Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação do aluno.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. ... Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.
Para ajudar as crianças nesse fascinante processo de construção da identidade, você deve: