Ayahuasca é um chá, com potencial alucinogênio, feito a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas.
Usada por povos indígenas da Amazônia em rituais de cura espiritual, a ayahuasca foi incorporada a partir dos anos 1930 em cerimônias de seitas religiosas criadas por seringueiros – Santo Daime e União do Vegetal, no Acre, e Barquinha, em Rondônia. Nos anos 1980 passou a ser consumida em outras partes do mundo.
Estudos anteriores sugerem que a ayahuasca exerce papel terapêutico em casos de depressão e ansiedade (Grob et al., 2004).
NÃO É INDICADO o uso da Ayahuasca (Daime) para pessoas com diagnóstico de transtornos de personalidade, portadores de esquizofrenia, transtorno bipolar, Borderline, TOC, níveis altos de ansiedade (síndrome do pânico) ou históricos de surtos psicóticos. Pensamentos obsessivos e negativos.
Santo Daime
Ele só pode ser utilizado em ritual religioso, em locais autorizados pela direção das entidades, e não pode ser associado a qualquer outra droga ilícita. As entidades também não podem vender o chá nem fazer propaganda de seu uso ou tratá-lo como atração turística.
No trabalho, como é chamada a cerimônia do santo-daime, homens ficam de um lado da igreja e mulheres, do outro. Ao centro, observo uma mesa com a Cruz de Caravaca, o Cruzeiro. Os adeptos da religião usam roupa branca, com paletó e gravata, denominada farda. As mulheres trajam saia comprida e uma coroa.
O culto do Arca — uma nova linha fundada a partir da Barquinha, uma religião amazônica em que os fiéis bebem o santo-daime — propõe a comunhão entre as pessoas em busca de autoconhecimento e paz. Mas muitas não estão ali para cuidar das aflições da alma.
Foi fundado pelo negro neto de escravos Raimundo Irineu Serra, que era de origem católica. quando ele desenvolveu a doutrina do Santo Daime, por volta de 1925, na força do chá, e trouxe para dentro algumas orações católicas, como o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Credo, bem como a Salve Rainha.
O ritual religioso, chamado carinhosamente de “cinema de índio”, é regado por uma pequena dose de um chá acre, espesso e terroso, feito da combinação do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e de um arbusto – a chacrona (Psychotria viridis) ou a videira chagropanga (Diplopterys cabrerana), todas nativas da selva amazônica ...
Foi assim que Rosan e sua mulher, a terapeuta holística Maria Coutinho, começaram a consagrar – ou tomar em ritual – a ayahuasca, em 2011, quando ainda moravam no centro de São Paulo. A ayahuasca é uma bebida enteógena, ou seja, pode gerar mirações e alterar o estado de consciência de quem a toma.
O xamanismo é, na verdade, um conjunto de rituais muito antigos, como danças e músicas que atravessam séculos, uso de substâncias psicoativas encontradas em ervas e palavras usadas para evocar espíritos aliados. Isso remonta aos primórdios da humanidade, quando não havia distinção entre religião e ciência.
O xamanismo representa, assim, uma base comum aos povos autóctones da Ásia e das Américas, já que este continente foi ocupado por sucessivas migrações provenientes do primeiro. Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo.
A ayahuasca é produzida a partir de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó mariri ou jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas do arbusto chacrona ou rainha (Psychotria viridis). O nome quíchua é de origem Inca, o "cipó dos espíritos" ou "vinho dos mortos", e se refere a uma bebida sacramental.
A ayahuasca, nome genérico de origem Quéchua, língua franca de parte da floresta amazônica (Mori 2011), que em uma tradução mais literal significa “cipó de morto” (e também é traduzido mais livre e poeticamente como “vinho das almas”), é uma bebida psicoativa utilizada por diversos grupos humanos, incluindo, especial- ...
A changa geralmente é feita através da aplicação de uma solução de DMT na mistura de ervas escolhida, e espera-se o solvente (como, por exemplo, o álcool Isopropílico) evaporar.
Na manhã desta terça-feira, uma psicóloga de 30 anos foi presa por comercializar a droga descoberta recentemente, chamada DMT, em Canoas (RS). Com poder alucinógeno, um grama da substância custa de R$ 80 a R$ 100.
É encontrada in natura em vários gêneros de plantas (Acacia, Mimosa, Anadenanthera, Chrysanthemum, Psychotria, Desmanthus, Pilocarpus, Virola, Prestonia, Diplopterys, Arundo, Phalaris, dentre outros), em alguns animais (Bufo alvarius possui 5-Meo-DMT, um alcalóide bastante parecido em estrutura e em propriedades ...
As drogas alucinógenas mais comuns são a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy. A maconha e o haxixe são usadas em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usuário tem a sensação de maior consciência e desinibição.
Os efeitos do psicadélico mais poderoso do mundo — Dimetiltriptamina — DMT. ... Dimetiltriptamina ou DMT, o poderoso psicadélico, tem muitos nomes: Molécula do Espírito, Elf Spice, Dimitri, Fantasia, Viagem do Empresário, Especial do Empresário e Psicose de 45 minutos.
São morfemas colocados no final das palavras para indicar flexões verbais ou nominais. Podem ser: Nominais: indicam gênero e número de nomes (substantivos, adjetivos, pronomes, numerais). ... Existem dois tipos de desinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal (DNP).
A jurema preta apresenta 17,74% de taninos condensados, que atuam como captadores de radicais livres, possui também atividade antimicrobiana, antiviral, antifúngica, antidiarreica, antisséptica e eficácia no combate a doenças gastrointestinais.
O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa que busca a força interior e o reencontro dessa com os ensinamentos da natureza. Para os adeptos do xamanismo, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma.
Xamã (do tungus siberiano "aquele que enxerga no escuro") é um portador de função religiosa, um sacerdote do xamanismo, que podem acessar outras dimensões, através de um estado extático e fazer contato com aliados (animais, vegetais, minerais) e espíritos ancestrais.
As religiões animistas (aquelas que colocam como seres sobrenaturais e divinos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e as florestas) compunham o imaginário religiosos dos povos indígenas.
A tradição indígena acredita que, no início dos tempos, o mundo era formado apenas de água e que Auí foi o ser escolhido pelo Girador, um grande pote de barro que vem do infinito, para construir sete cidades onde ele pudesse viver com seu povo.