crossorigin="anonymous">
A escala menor natural é aquela formada pela sequência de intervalos: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom…repetindo o ciclo. Por exemplo, a escala de dó menor é formada pelas notas:
As escalas musicais nada mais são do que sequências de notas separadas por padrões de intervalos determinados.
Os modos gregos são 7 formas e modelos diferentes da escala maior natural. Vou além, você só vai dominar os modos gregos e a técnica para um bom improviso quando conhecer muito bem as 12 escalas maiores.
As escalas diatônicas são heptatônicas, ou seja, formadas por sete notas que distam entre si em graus conjuntos. Esse é o tipo de escala mais usado no sistema tonal. As escalas diatônicas mais usadas são a Maior, Menor Natural, Menor Harmônica e Menor Melódica.
O conceito de intervalos precisa bem claro para que você possa entender e aplicar corretamente o estudo de qualquer uma das escalas musicais. Intervalo representa distância entre notas como também representa uma classificação com o nome desse intervalo.
No tipo de música que escutamos todos os dias, grosso modo, existem dois tipos de intervalos: o semitom (ou meio-tom) e o tom. As escalas são formadas a partir de combinações deles.
Com o Cifra Club Academy, você poderá acompanhar lives com os professores e terá acesso a uma plano de aprendizagem gradual, que é constantemente atualizado e complementado por materiais extras elaborados pelos próprios instrutores.
Por exemplo, você pode tentar montar a escala de forma “horizontal”, em uma mesma corda, e, depois, montá-la de forma “vertical” em diferentes cordas, mas em uma mesma posição (ou casa).
crossorigin="anonymous">
Isso é bem simples de perceber principalmente nas escalas diatônica, pois possuem uma distância mais conservadora e popularmente conhecida como Tom e Semitom.
No estudo da teoria musical também é simples de montar e entender as escalas pentatônicas maiores e menores.
Uma vez que sabemos que existem 12 intervalos de semitom separando as diferentes notas, podemos começar a montar as escalas a partir de uma sequência determinada desses intervalos.
Se utilizarmos o piano como referência, perceberemos que as notas brancas formam a escala de Dó maior natural, justamente com os intervalos citados acima: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó.
A convenção teórica adotada é que as notas terão seus nomes dados de acordo com a direção melódica. Portanto, quando vamos na direção do agudo, ou subindo a escala, usamos o sustenido. Por exemplo:
Perceba que a escala de Ré possui Fá# e Dó#, isso acontece porque é necessário adequar as notas aos intervalos propostos pela escala maior. Entre Ré e Mi, temos a distância de um tom, entre Mi e Fá#, um tom novamente, Entre Fá# e Sol, um semitom, entre Sol e Lá, um tom, entre Lá e Si, um Tom, entre Si e Dó#, um tom novamente e, finalmente, entre Dó# e Ré, um semitom.
Não custa nada aprender mais sobre as escalas musicais e teoria musical não é mesmo? Você sabia que existe uma classificação específica para escalas que possuem as mesmas notas musicais mas com nomes diferentes?
Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados. ... Na escala maior (E=1:50.
Quanto maior a escala, menor a área representada e maior é o nível de detalhamento. Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande.
quanto maior a escala de um mapa, menor será a área que ele representa, e menos evidente será a projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa. IV. a escala gráfica pode ser apresentada em diferentes unidades de medida e a escala numérica, quando estiver com a unidade de medida omitida, estará em centímetros.
IMPORTANTE: A escala maior é a do mapa 2, pois o espaço representado foi reduzido menos vezes. É por isso que é possível aplicar mais detalhes nesse mapa, como POR EXEMPLO: as capitais e as cidades principais.
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.
Veja no Mapa 2 para entender por que quanto menor o denominador da escala, “maior” fica a imagem em relação aos detalhes apresentados. ... Dica importante: Quanto maior a escala, menor a área representada no mapa (poucos detalhes). Quanto menor a escala, maior a área representada no mapa (maiores detalhes).
escala 1:25.
Aumentar o zoom no mapa
Aumentar ou diminuir o zoom
Para aplicar o zoom, basta tocar sobre a tela duas vezes e manter o dedo pressionado sobre ela; em seguida, arraste o dedo para baixo para dar mais zoom e para cima para que o Maps aplique menos zoom.