Tratamento da constipação: O chá de sene é um laxante natural que ajuda a aumentar a produção de fezes e a melhorar o movimento intestinal. A cavalinha também auxilia no processo de digestão e eliminação.
A cavalinha ajuda a emagrecer pois possui na sua composição substâncias antioxidantes anti-inflamatórias, desintoxicantes e diuréticas, como os flavonoides e o ácido cafeico, que aumentam a queima de gordura localizada e ajudam a eliminar líquidos que podem causar excesso de peso.
Por isso, é importante que o tratamento da prisão de ventre seja orientado pelo gastroenterologista ou nutricionista, que podem recomendas alterações na dieta, como beber mais líquidos, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra e praticar atividades físicas regularmente, para melhorar o trânsito intestinal e a eliminação da fezes. Veja outras formas de como aliviar a prisão de ventre.
Para que serve a cavalinha e o seu chá? Quais são os seus benefícios? Veja também se o chá de cavalinha emagrece.
Por exemplo, a administração oral da cavalinha pode diminuir os níveis de tiamina (vitamina B1) no organismo. Quem toma álcool regularmente não deve usar a planta, pois as pessoas que consomem álcool cronicamente já podem ter níveis baixos de tiamina.
O uso de plantas medicinais para o tratamento de diversos males é uma prática milenar que ainda hoje é bastante utilizada. Entre as opções disponíveis, o chá de Sene e Cavalinha se destaca por suas propriedades terapêuticas.
A cavalinha já foi sugerida como uma opção de tratamento para a osteoporose, devido ao fato de conter silício, um mineral necessário para a saúde óssea.
Bastante utilizada na medicina caseira em toda a América do Sul, ela também é conhecida pelos nomes de cavalinha-gigante, erva-canudo, erva-carnuda e rabo-de-cavalo.
No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de chá de sene pode causar efeitos colaterais como cólicas, diarreia e desidratação, por isso é recomendado consultar um médico antes de usar qualquer chá ou suplemento.
Além de crianças, o chá de sene é contraindicado em casos de gravidez, lactação, hipersensibilidade, enterite, dor de estômago desconhecida e apendicite aguda. Em suma, é sempre bom consultar o médico antes de iniciar o seu consumo.
Além disso, o chá de Sene e Cavalinha possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce. O consumo regular do chá também pode contribuir para a melhora da digestão, auxiliando na absorção dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Entretanto, mesmo o uso prolongado da forma segura da cavalinha é desaconselhado. O uso da erva deve ser a curto prazo e durar até dois meses. Ao utilizar um suplemento à base da planta, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após um mês de uso, antes de retomar seu consumo.
Outra propriedade importante do chá de sene é a sua ação anti-inflamatória. Essa planta contém compostos que ajudam a reduzir a inflamação no organismo, combatendo dores e processos inflamatórios. Essa propriedade faz do chá de sene uma opção natural para aliviar dores articulares, musculares e outros tipos de inflamação.
Outros estudos mostram que, devido ao alto teor de sílica na sua composição, a cavalinha ajuda a melhorar a formação, a densidade e a consistência dos ossos e das cartilagens, além de aumentar a síntese de colágeno e melhorar a absorção de cálcio pelos ossos.
Ao preparar a receita use 4 colheres de sopa de camomila que tem ação calmante e duas colheres de cada chá restante; cavalinha que é diurética, porangaba boa para queimar calorias. Misture todos os ingredientes e reserve uma colher cheia dessa mistura para 500 ml.
Pois bem, o chá de sene se enquadra em uma dessas categorias, a do emagrecimento. Embora o chá de sene possa ser bem mais complexo quando se trata do seu consumo. Afinal, o que é o sene e pra que serve?
Portanto, o chá de Sene e Cavalinha pode ser uma excelente opção de tratamento natural para diversas doenças. No entanto, é importante ressaltar que o seu uso deve ser orientado por um profissional da saúde, de forma a garantir sua eficácia e segurança.
A sílica presente na cavalinha reduz a fragilidade e a formação de ondulações nas unhas, além de melhorar a hidratação, endurecer e fortalecer, ajudando a melhorar o aspecto e o crescimento das unhas.
Além do chá de sene, o chá de hibisco, o chá de cavalinha e o chá verde também têm que serem consumidos de forma moderada, pois possuem efeitos negativos se consumidos em excesso, como por exemplo, a alteração na pressão arterial.
O chá de sene favorece o bom funcionamento do intestino e, adicionado à infusão com hibisco, pode favorecer o emagrecimento. Para preparar a infusão, ferva 150ml de água e, em seguida, acrescente ½ colher de sopa de folhas secas de sene e 1 colher de sopa de folhas hibisco. Deixe abafado por 5 minutos e pronto.
Por ter uma forte ação laxativa, o chá de sene ajuda a aumentar as frequências de evacuação e a diminuir o inchaço corporal. Por conta disso, ele é indicado para quem precisa perder peso e também ajuda a eliminar as toxinas do organismo (cumprindo ação depurativa).
O sene possui propriedades laxativas, purgativas, antiácidas, depurativa e vermífuga, assim, pode ser utilizado no tratamento da prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto e doenças de pele e dos olhos.
Por esse motivo, o uso de chás durante a gravidez deve ser feito com muito cuidado, já que podem afetar o corpo da gestante e prejudicar o desenvolvimento do bebê....Plantas medicinais proibidas na gravidez.
Mesmo com todos os benefícios, o chá de boldo (seja brasileiro ou chileno) não é indicado para gestantes, principalmente no 1º trimestre. Isso porque o consumo dessa planta durante a gravidez pode causar má formação ou impedir o bom desenvolvimento do bebê.
Gestantes podem sim tomar chás....Se a futura mamãe gosta de chás, uma boa pedida é consumir aqueles que acalmam e auxiliam na digestão: