A maturação dos óvulos ocorre durante a puberdade, assim que você inicia seu ciclo menstrual. Nesse ponto, seus ovários podem desenvolver e liberar um óvulo maduro através de um processo mensal chamado ovulação. Cada óvulo liberado é capaz de ser fertilizado pelo espermatozoide nas trompas de Falópio.
A fecundação ocorre nas trompas de Falópio e o ovo ou zigoto começa a dividir enquanto se movimenta até chegar ao útero. Ao chegar no útero ele se implanta no endométrio uterino e aqui oficialmente ocorre a nidação, (local do ninho) cerca de 6-7 dias após a fecundação.
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.
Mas podemos dizer que após o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.
Para saber o seu período fértil, se você tem ciclos regulares, basta determinar o dia provável da ovulação. Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você pode engravidar.
Durante a gravidez, o umbigo não é exceção. Muitas mulheres são surpreendidas pelas mudanças no umbigo durante a gravidez. Eles podem parecer volumosos, salientes ou então achatados. É até provável que dê a impressão de que viraram do avesso.