A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa, e serve para administrar vacinas ou remédios como o Voltaren ou o Benzetacil, por exemplo.
O local ideal de aplicação é na tábua do pescoço ou atrás da paleta, onde se pode puxar facilmente a pele solta. Direciona-se a agulha obliquamente de cima para baixo, paralelamente ao corpo do animal (Figura 4A), recomenda-se ainda dobrar e puxar a pele do local.
As injeções via subcutâneas são aplicadas em ângulos que equivalem à medida do ângulo formado pela bissetriz do ângulo de uma injeção de via intramuscular. Pode-se constatar que o ângulo de aplicação de uma injeção de via subcutânea tem valor de (A) 45°.
Em pacientes com alto risco de tromboembolismo (por exemplo: cirurgia ortopédica), a dose recomendada de CLEXANE administrada por via subcutânea é de 40 mg uma vez ao dia, iniciada 12 horas antes da cirurgia, ou de 30 mg, duas vezes ao dia, iniciada 12 a 24 horas após a cirurgia.
Como aplicar a injeção corretamente
Como aplicar injeção subcutânea em cachorro
Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo. Os locais para injeção S.C incluem as regiões superiores externas (braços), o abdômen, a região anterior das coxas e a região superior do dorso. Intramuscular – I.M.: Administração direta do injetável na massa muscular.
A administração pela via tópica ou cutânea consiste na aplicação de medicamento sobre a superfície cutânea ou mucosa, sendo absorvida pela camada epidérmica para dentro da derme.