A UNASUL, sendo a sigla para União de Nações Sul-Americanas, é um bloco que abrange a reunião dos doze países da América do Sul. Entre eles estão Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
A UNASUL é formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Uma das políticas das economias centrais para manter a posição periférica dos demais países é a ___________________; e um projeto internacional destinado a inibir as iniciativas de autonomia e integração dos países latino-americanos é _______________.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
G1 especiais
A saída de tais países foi feita com o objetivo de pressionar a organização para nomear um secretário geral permanente, de acordo com o regulamento interno, seria o argentino José Octávio Bordón. O nome não foi aprovado internamente e a UNASUL naquele momento se rompeu ao meio.
Assim, pode-se considerar a energia diplomática gasta entre os três países para a construção da hidrelétrica o marco inicial do processo de integração regional na América Latina.
Objetivos e principais ações
A fim de estabelecer uma maior união entre os países, houve a criação de algo que se assemelharia à presente UNASUL, no século XIX. Foi apenas em 1991, com o Mercosul, que o objetivo de estabelecer uma zona de livre-comércio entre países foi consolidado.
A crise de fato só vai ser deflagrada em 2017, quando o Secretário-Geral, Ernesto Samper, decide deixar o cargo em protesto ao impeachment de Dilma Rousseff. Desde então o órgão encontra-se sem comando efetivo. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, o Brasil em 2018 tinha uma dívida de R$12,5 milhões de reais pela falta de pagamento de sua contribuição compulsória (FOLHA, 2018).
A ideia visava a promoção de desenvolvimento social, cultural, ambiental e, claro, econômico entre os países. Juntos, erguer um continente abatido por sucessivas extorsões de seus colonizadores.
Também em 2018, a UNASUL perde a sua sede administrativa tomada de volta pelo governo Equatoriano. A organização não tinha recursos para honrar os pagamentos de seus funcionários e manter a sede.
Veja também:
A UNASUL foi consequência de um processo de integração regional na América de Latina que surgiu bem antes dela. Apesar de ter sido criada apenas em 2008, o primeiro antecedente do órgão data os anos 1970, quando Brasil, Argentina e Paraguai disputaram o território que hoje é a Hidrelétrica de Itaipu (PECEQUILO; HAGE, 2007).
A sede se localiza na capital do Equador, Quito. Já a sede do parlamento, situa-se na cidade de Cochabamba, Bolívia. As línguas oficiais são espanhol, inglês, holandês e português.
A Unasul é um bloco formado por 12 países da América do Sul que visa o fortalecimento da relação entre os países-membros.
A crise na UNASUL começa a partir de 2016, com a chegada deMichel Temer a presidência do Brasil e com os governos de Maurício Macri na Argentina, Partido Colorado no Paraguai, Kuccynski no Peru e Sebastian Piñera no Chile.
Com isso, a Unasul surgiu com o intuito de promover uma integração geral dos países da América do Sul. É importante destacar que o Mercosul impactou somente a economia dos países-membros.
A América Latina ocupa posição periférica na economia mundial. Os países da região ora adotam políticas que reforçam esta sua posição, ora defendem propostas alternativas em relação às economias centrais.
Características
E esse também pode ser considerado como um dos principais problemas. Como a UNASUL tinha um viés ideológico mais a esquerda, a partir do momento em que os principais países do bloco viram seus presidentes perderem as eleições para partidos voltados a direita, o bloco perdeu muita força.
Portanto, a UNASUL é criada devido a uma convergência programática de vários governos da América Latina como Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai, dentre outros (FUCCILLE, 2014). A cooperação não estaria portanto atrelada apenas a fatores comerciais. Não foi a única iniciativa.
A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) é uma organização reconhecida pela ONU que tem o objetivo de facilitar as relações entre seus 12 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Quais são os objetivos da UNASUL?
A UNASUL tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos.
Em que consiste a UNASUL?
A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a integração entre os seus países-membros.
Qual o significado de Asean é seu objetivo?
A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada em 1967 com a assinatura do Tratado de Bali sobre amizade e cooperação na Ásia sul-oriental, e entre os seus objetivos destaca-se aquele que busca assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento da região.
Qual o principal papel de um bloco econômico?
O objetivo do bloco é criar uma zona de livre-comércio entre os países, favorecendo as trocas comerciais com redução das tarifas, propiciando um aumento do volume de negócios e um desenvolvimento conjunto dos Estados participantes.
Qual país não faz parte da Unasul?
Países que se retiraram da UNASUL No dia 10 de março de 2020, o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai declarou a saída do Uruguai da UNASUL.
Quais são seus principais impactos para os países membros da Unasul?
Interessante observar que a integração promovida pelo Mercosul teve um impacto maior na economia dos países membros. Por sua vez, a Unasul além focar no desenvolvimento econômico dos países envolvidos, atenta também para o desenvolvimento social, cultural, científico, político e ambiental.
Qual a diferença entre Unasul e Prosul?
A Unasul propunha uma estrutura mais elaborada, contando com a atuação de órgãos internos e uma sede administrativa em Quito, capital do Equador. Já o Prosul, até então, não tem como objetivo criar órgãos e estruturas institucionais, funcionando basicamente apenas por meio de um fórum de diálogo.
Quais são as características de um bloco econômico?
Algumas das características dos blocos econômicos são:
Livre comércio.
Livre circulação de pessoas e mercadorias.
Adoção da mesma moeda.
Condutas comerciais comuns entre os países-membros.
6 de mai. de 2019
O que caracteriza um bloco econômico?
Blocos Econômicos são grupos de nações que compartilham algumas medidas no intuito de desenvolver sistemas comerciais, políticos e sociais. As organizações intergovernamentais estabelecem planos que almejam o aumento na circulação de mercadorias, pessoas e capital.
Como se encontra a Unasul?
A União de Nações Sul-Americanas, também conhecida pelo seu acrônimo UNASUL, é uma organização de integração regional da América do Sul que compreende atualmente Guiana, Suriname, Uruguai, Venezuela e Bolívia.
Quais são seus principais impactos para os Países-membros Unasul?
Interessante observar que a integração promovida pelo Mercosul teve um impacto maior na economia dos países membros. Por sua vez, a Unasul além focar no desenvolvimento econômico dos países envolvidos, atenta também para o desenvolvimento social, cultural, científico, político e ambiental.
Qual é a principal diferença entre o Mercosul e a UNASUL?
O MERCOSUL representa o que poderíamos chamar de integração “dura”, institucionalizada, abrangente. Já a UNASUL é um mecanismo de formato mais leve, flexível, que tem permitido lidar de forma inédita com problemas na região, como as ameaças à paz.
Quais países fazem parte desse bloco econômico Mercosul?
No artigo de hoje, falaremos sobre o Mercosul, este importante bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores....São países membros efetivos do Mercosul: